Enviando...
17 de Abril de 2018
O que avaliar em um Sistema para Construção Civil
Sistema de Gestão

Preparamos uma lista com os 9 itens que você deve avaliar antes de escolher um Sistema para Construção Civil, que poderá elevar a sua empresa para um novo patamar.

 

Hoje em dia, para as Construtoras é praticamente impossível gerenciar projetos sem a ajuda de algum Sistema para Construção Civil.  Contudo, com tantas opções diferentes no mercado, é difícil escolher a mais adequada e funcional para o seu modelo de negócio.

À medida que as empresas vão se profissionalizando, é essencial otimizar processos com a ajuda de um Sistema para Construção Civil. Pensando nisso, preparamos uma lista com os 9 itens que você deve avaliar antes de escolher um software para construção civil, que poderá elevar a sua empresa para um novo patamar. Confira:

#1 Mobilidade

A Mobilidade tem alto impacto no quotidiano dos processos e nas melhores práticas de gestão para empresas de Engenharia. Considere que não haverá mais brecha no mercado para empresas que não acompanharem essa tendência, que praticamente, já é uma obrigatoriedade. O empresário, gestores e diretores e engenheiros não podem mais ficar sem acesso às informações estratégicas dos projetos somente por que estão viajando ou na obra.

#2 Automatização de Contratos

Construtoras que trabalham com Gestão de Contratos precisam formalizar o que foi negociado e formalizar no “papel”. Contudo, essa ação pode ser longa e muito burocrática para a equipe de vendas. Não deixe que seu time comercial perca mais que 15 minutos para fazer um Contrato de Prestação de Serviço ou Orçamento, pois já há Sistema para Construção Civil que gera de forma automatizada em PDF ou Word os contratos com os dados de compra e do cliente já em um layout padrão. Ou seja, ninguém terá que perder tempo digitando cada informação do cliente e da compra. 

#3 Automatização de Compras

É possível agilizar os processos de compras através da integração do fornecedor com o Software (e-Procurement) para controlar os recebimentos dos materiais nas obras e ter mais eficiência na gestão de requisição de materiais das obras feita pelos empreiteiros e mapa de cotações para o comprador e vendedor decidirem pelo melhor fornecedor.

#4 Gestão de Projetos

Construtoras com uma equipe já formada, que atua em campo ou interno, sofrem com a distribuição de tarefas, sobrecarga de atividades e prazos. Uma boa solução é trabalhar com um Sistema para Construção Civil que tenha ocorrências de trabalhos por funcionário e projeto, que possibilitará controlar as atividades de cada colaborador, cliente solicitante, o que deve ser realizado, centro de custos, prazos de entregas e históricos, controlar as horas de trabalho da equipe e despesas dos projetos, entre outros.

Considerada a melhor prática pela PMI, o Placar de Projetos dá visibilidade e permite fazer a gestão dos projetos de cada cliente e das atividades dos colaboradores envolvidos, das despesas por centro de custo e por projeto, tudo vinculados aos contratos de serviços ou a clientes com a ajuda da carteira de trabalho de seus colaboradores. É possível controlar os projetos com apontamento real de horas, reembolso de despesas e apuração de horas previstas vs realizado.

#5 Gestão de Obras

Será que a obra deu lucro ou prejuízo? Trabalhando com as ocorrências você vai ter informações para um controle dos projetos com: quanto cobrou do cliente, quanto gastou com a hora da equipe, reembolsos pagos, impostos devidos, materiais utilizados do estoque, etc. Para tanto, é preciso ter um software para construção civil que faça o cálculo automático e rápido. Já pensou ter um Excel só para sintetizar todos esses dados e fazer o cálculo? O empresário perderia muito tempo, correria o risco de tomar decisões baseadas em números errados e ainda, acabar deixando de lado essa tarefa básica, saber se seu negócio está dando lucro ou prejuízo.

#6 Ebtida

Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização - Ebtida é um importante indicador financeiro, que representa a capacidade e eficiência da sua empresa para investimentos. Busque soluções de gestão que permitam chegar ao cálculo Ebitda rapidamente dos orçamentos com base em cenários diversos.

Adote o Ebtida, que também é conhecido como Lajida, se você precisar de índice de desempenho, pois ele é considerado um importantíssimo indicador para Investidores.

#7 Gestão de Documentos

Gerencie seus documentos digitalizados, plantas, planilhas, imagens, projetos, fotos, entre outros documentos padrões da sua empresa com o GED - Gestão Eletrônica de Documentos. Nele você tem sua Rede interna e se estiver em um software 100% Web, você terá acesso de qualquer lugar do mundo aos documentos internos e dos clientes.

#8 Faturamento

Faturar serviços costuma ser uma grande jornada para os faturistas de empresas de Serviços, pois não sabem o que cobrar e precisam fazer um a um a emissão de Nota Fiscal Eletrônica de Serviços (NFS-e) e boletos. Sistema para Construção Civil especializados em serviços entraram no mercado justamente para ajudar nessa maratona, que integrados aos sites das prefeituras, geram automaticamente as notas fiscais dos clientes, juntamente com o(s) boleto(s), se for o caso. Basta um clique e o sistema fatura automaticamente na data programada de forma agrupada ou individual ou selecionando o que deseja para aquela data.

#9 Rotinas de Pagamentos pelo Software

Com o Pagamento Escritural integrado ao Sistema para Construção Civil é possível agendar e efetuar pagamentos e por lote de fornecedores sem trânsito de borderôs, DOCs, TEDs, fichas de depósito ou necessidade de contatar o gerente, com segurança e de qualquer lugar do país. O serviço é seguro, disponibiliza diversas formas de pagamento, basta checar com seu banco.

Existem dezenas de recursos que sua empresa deve avaliar, além desses que citamos. Por isso, lembre-se: é fundamental que seja escolhido um que esteja em conformidade com as necessidades e as expectativas da sua empresa. Faça uma lista do que espera e precisa que o ERP / Software automatize em sua empresa.

Recomendamos que você também leia os ebooks gratuitos: Como escolher um Sistema de Gestão e Quanto custa ERP.


Você pode se interessar por:

Software para Construcao Civil

Política de Privacidade

Nós, da UNO Soluções Integradas, estamos comprometidos em resguardar sua privacidade. O intuito deste documento é esclarecer quais informações são coletadas dos usuários do nosso site www.unoerp.com.br – e respectivos serviços – e de que forma esses dados são manipulados e utilizados.

Alertamos que se você não concorda com o conteúdo desta política, não é recomendável baixar nossos materiais nem utilizar quaisquer de nossos serviços.

Sobre a coleta de dados

Em nosso site, as informações são coletadas das seguintes formas:

Informações fornecidas por você – Coletamos informações de identificação pessoal – como: nome, telefone, e-mail, empresa em que trabalha e cargo – via preenchimento dos formulários para download de nossos conteúdos gratuitos. Eventualmente, a solicitação algumas informações podem ser feitas por meio de contato direto da UNO Soluções Integradas com os usuários via e-mail ou telefone.

Informações de navegação no site – Quando você visita nosso site, é inserido um ‘cookie’ no seu navegador por meio do software Google Analytics, para identificar quantas vezes você retorna ao nosso endereço. São coletadas, anonimamente, informações, como endereço IP, localização geográfica, fonte de referência, tipo de navegador, duração da visita e páginas visitadas.

Histórico de contato – Aqui na UNO Soluções Integradas armazenamos informações a respeito de todos os contatos já realizados com nossos usuários, como conteúdos baixados a partir de nossas páginas e interações via e-mail.

Sobre o uso de suas Informações Pessoais

O presente termo permite que a UNO Soluções Integradas use suas informações pessoais para diferentes finalidades.

O e-mail é utilizado para a operação de envio do material ou informação por você requisitada no preenchimento do formulário. Também pode ser usado para envio de Newsletters, sempre relacionadas ao tema Marketing Digital.

Por fim, o e-mail será utilizado ainda para comunicar o lançamento de novos materiais gratuitos ou de novos produtos da UNO Soluções Integradas e parceiros. No entanto, o usuário pode cancelar a assinatura a qualquer momento.

Os dados de download poderão ser divulgados como pesquisas e estatísticas, não sendo reveladas abertamente nenhuma informação pessoal, a menos que autorizada explicitamente.

Funcionários da UNO Soluções Integradas poderão eventualmente entrar em contato via e-mail ou telefone para fazer pesquisas ou apresentar produtos e serviços.

Ao solicitar um teste gratuito do software RD Station, o usuário recebe um termo de adesão que especifica as informações extras que serão solicitadas para a utilização do trial, bem como sua política de privacidade e o sigilo com que serão tratadas essas informações.

Suas informações pessoais serão compartilhadas com nossos parceiros apenas quando a parceria estiver explícita na página onde consta o formulário para o recebimento de conteúdo educativo.

Sobre o acesso às suas informações pessoais

Poderão ver suas informações pessoais apenas funcionários da UNO Soluções Integradas. Eventualmente, caso a inserção de suas informações se dê em ações criadas em parcerias, os parceiros explicitamente identificados também terão acesso à informação. Nenhuma informação pessoal poderá ser divulgada publicamente.

A UNO Soluções Integradas também se compromete a não vender, alugar ou repassar suas informações para terceiros. A única exceção está em casos em que essas informações forem exigidas judicialmente.

Além disso, embora trabalhemos com boas práticas de proteção e segurança, nenhum serviço web possui 100% de garantia contra invasões e não podemos nos responsabilizar caso isso ocorra.

Sobre o compartilhamento de conteúdo nas redes sociais

Ao clicar nos botões de compartilhamento de conteúdo nas mídias sociais disponíveis em nossas páginas, o usuário estará publicando o conteúdo por meio de seu perfil na rede selecionada. A UNO Soluções Integradas não têm acesso ao login e senha dos usuários nessas redes, nem publicará conteúdo em nome do usuário sem que ele realize esta ação.

O mesmo princípio vale para a obtenção de materiais educativos por meio da opção “Pagamento Social”.

Sobre o cancelamento da assinatura e alteração/exclusão de informações pessoais

Você pode optar por não receber mais qualquer tipo de e-mail da UNO Soluções Integradas.

Em todos os e-mails que enviamos há sempre um link para cancelar a assinatura disponível nas últimas linhas. Ao clicar nesse link você será automaticamente descadastrado da lista.

É importante mencionar que ao preencher qualquer formulário novamente ficará caracterizada a reinserção do seu e-mail à lista. Portanto, a requisição de cancelamento deve ser feita novamente caso seja de seu interesse.

Para alterar suas informações pessoais ou mesmo excluí-las do nosso banco de dados, basta enviar um e-mail para contato@unosolucoes.com.br.

Mudanças na Política de Privacidade

Essa Política de Privacidade pode passar por atualizações. Desta forma, recomendamos visitar periodicamente esta página para que você tenha conhecimento sobre as modificações.

Antes de usar informações para outros fins que não os definidos nesta Política de Privacidade, solicitaremos sua autorização.

Contato com a UNO Soluções Integradas para esclarecimento de dúvidas

Qualquer dúvida em relação à nossa política de privacidade pode ser esclarecida entrando em contato conosco.

Envie um e-mail para contato@unosolucoes.com.br.