Enviando...
30 de Agosto de 2016
ERP Construção Civil: por que sua empresa precisa para gerenciar as obras
Sistema de Gestão

Para conseguir fazer sua empresa se desenvolver, é preciso planejar seu crescimento, sempre de olho nas oportunidades que surgem, e utilizar recursos e tecnologias novas para manter a empresa no foco.

Além disso, o plano estratégico deve considerar o aumento da competitividade no setor, principalmente, das empresas de construção civil, que trabalham com projetos de alta complexidade, sendo exigida das construtoras a implementação das melhores práticas de gerenciamento de obra.

Para as empresas deste setor que estão buscando ou já utilizam o ERP Construção Civil, um dos grandes benefícios é criar um processo de gestão das obras automatizado e integrado para que não perca o controle operacional, resultando em um crescimento desordenado.

Basta ver a quantidade grande de obras paradas nas ruas brasileiras, que são “vítimas” dessa má gestão das obras. Neste contexto, como um ERP Construção Civil pode ajudar? A ideia do post de hoje é lhe mostrar 7 motivos para ter sistema, que não sejam tão óbvios.

1. Por que será dado o primeiro passo para um Mapeamento dos Processos

Como ERP é a automatização dos processos repetitivos das empresas, você terá de ter bem claro os objetivos da sua empresa e do papel de cada colaborador dentro da organização.

Desta forma, a primeira etapa da implantação de qualquer ERP para Construção Civil é a de ter um macrofluxo da empresa para entender a relação entre os recursos, departamentos e centro de custo.

Esse Mapeamentos dos Processos pode utilizar vários critérios, que podem ser utilizados para se fazer o rateio de recursos. O macrofluxo na UNO, por exemplo, é por Grupo de Soluções e Departamentos. Para empresas de Construção Civil pode ser por obra, por tipo e vigência recursos, por departamento, entre outros.

Os benefícios de automatizar os processos são vários sendo que já apresentei aqui no Blog 2 motivos para buscar na crise a Automatização dos Processos.

 

2. Por que você irá pensar como um gestor de verdade

Parar para analisar sua estrutura e desenhar um macrofluxo já é um excelente motivo, quando foi a última vez que você pensou na gestão e no plano de negócio da sua empresa?

Após implantado o ERP Construção Civil, você possuirá todas as informações gerenciais reunidas em um só lugar, gerando dados mais completos e precisos para a tomada de decisões.

E se você for o diretor, nesta fase já terá definido critérios e gerentes para cada centro de custo. Será preciso transmitir as informações aos gestores e acompanhar os resultados.

Um ERP Construção Civil gera relatórios com diversos filtros de busca para todos os departamentos ou obras, para que você e gestores tenham mais controle e aproveitem as informações para atingir seus objetivos de forma mais rápida e precisa.

Resumindo, vocês terão mais tempo para pensar no negócio e acompanhar, saindo um pouco do operacional do dia-a-dia.

Recomendo que você leia o post 4 Fatos sobre Planejamento Estratégico para PME, que vai de encontro com o que estamos falando aqui.

3. Por que você fará a Gestão por Centro de Custo

Mapeamento dos Processos feito, gestores informados de seus objetivos e metas, ERP sendo implantado, chegou hora de fazer os cálculos e rateios por centro de custo.

O rateio por centro de custo se feito à mão (vulgo planilha) tem grande chance de erros, visto aos cálculos complexos, que podem se tornar um verdadeiro pesadelo para as finanças da empresa. Por esta razão, digo que isso é feito considerando o ERP para Construção, que irá integrar TODAS as áreas e realizando o rateio de acordo com as regras previamente estipuladas e cadastradas.

4. Por que controla a cadeia de suprimentos

Com o ERP para Construção com eProcurement sua empresa terá mais facilidade na aquisição de suprimentos, pois permite o controle e comunicação direta com fornecedores, o que melhora as negociações e organização, principalmente, em relação a preços e prazos para entrega.

Também é possível controlar materiais e ferramentas, mesmo em estoques descentralizados, quando há mais de um canteiro de obras. Além disso, tem visibilidade das contas pagas e a receber, pedidos de compra, condições de pagamento, ajudando no controle do fluxo de caixa.

5. Por que terá Contratos Automatizados

Automatização dos contratos é de grande importância, pois dinamiza as tarefas, gerando uma maior receita para a organização. A automação permite ter conhecimento das regras relacionadas aos tipos de serviços a serem prestados, como será o atendimento e demais regras de comunicação que também incluem cobranças e visitas.

Outro benefício é a alterações no projeto e modificações no contrato costumam impactar negativamente a construção, paralisando a mão de obra, estendendo o prazo de entrega do empreendimento e aumentando seus custos. Se realizada de forma eficaz, a gestão de contratos pode reduzir o tempo em que as alterações no acordo entre as partes são feitas, de maneira que a obra e seu prazo de entrega não sejam interferidos.

Com uma boa gestão de contrato é possível garantir o alinhamento entre as partes, antes mesmo do início da construção, e assegurar que elas sigam as premissas técnicas e legais do projeto, garantindo a satisfação do cliente, do seu fornecedor e da sua empresa.

Falei da gestão de contratos também no post Construção Civil: 4 Motivos para adotar um Programa para Assistência Técnica.

6. Por que dá Mobilidade

Uma das maiores vantagens do ERP é a possibilidade de verificar os dados em qualquer lugar e com diferentes dispositivos (tablets, smatphones, notebooks), basta ter acesso à Internet.

7. Por que evita desperdícios

O desperdício pode ocorrer em todas as etapas do projeto de forma tangível, como o de materiais, e intangível, que são por exemplo o tempo gasto com tarefas que não resultaram em nada positivo.

Com o ERP Construção Civil é possível identificar os desperdícios principais e minimizar as perdas na construção civil.


Você pode se interessar por:

ebook-construcao-civil

Política de Privacidade

Nós, da UNO Soluções Integradas, estamos comprometidos em resguardar sua privacidade. O intuito deste documento é esclarecer quais informações são coletadas dos usuários do nosso site www.unoerp.com.br – e respectivos serviços – e de que forma esses dados são manipulados e utilizados.

Alertamos que se você não concorda com o conteúdo desta política, não é recomendável baixar nossos materiais nem utilizar quaisquer de nossos serviços.

Sobre a coleta de dados

Em nosso site, as informações são coletadas das seguintes formas:

Informações fornecidas por você – Coletamos informações de identificação pessoal – como: nome, telefone, e-mail, empresa em que trabalha e cargo – via preenchimento dos formulários para download de nossos conteúdos gratuitos. Eventualmente, a solicitação algumas informações podem ser feitas por meio de contato direto da UNO Soluções Integradas com os usuários via e-mail ou telefone.

Informações de navegação no site – Quando você visita nosso site, é inserido um ‘cookie’ no seu navegador por meio do software Google Analytics, para identificar quantas vezes você retorna ao nosso endereço. São coletadas, anonimamente, informações, como endereço IP, localização geográfica, fonte de referência, tipo de navegador, duração da visita e páginas visitadas.

Histórico de contato – Aqui na UNO Soluções Integradas armazenamos informações a respeito de todos os contatos já realizados com nossos usuários, como conteúdos baixados a partir de nossas páginas e interações via e-mail.

Sobre o uso de suas Informações Pessoais

O presente termo permite que a UNO Soluções Integradas use suas informações pessoais para diferentes finalidades.

O e-mail é utilizado para a operação de envio do material ou informação por você requisitada no preenchimento do formulário. Também pode ser usado para envio de Newsletters, sempre relacionadas ao tema Marketing Digital.

Por fim, o e-mail será utilizado ainda para comunicar o lançamento de novos materiais gratuitos ou de novos produtos da UNO Soluções Integradas e parceiros. No entanto, o usuário pode cancelar a assinatura a qualquer momento.

Os dados de download poderão ser divulgados como pesquisas e estatísticas, não sendo reveladas abertamente nenhuma informação pessoal, a menos que autorizada explicitamente.

Funcionários da UNO Soluções Integradas poderão eventualmente entrar em contato via e-mail ou telefone para fazer pesquisas ou apresentar produtos e serviços.

Ao solicitar um teste gratuito do software RD Station, o usuário recebe um termo de adesão que especifica as informações extras que serão solicitadas para a utilização do trial, bem como sua política de privacidade e o sigilo com que serão tratadas essas informações.

Suas informações pessoais serão compartilhadas com nossos parceiros apenas quando a parceria estiver explícita na página onde consta o formulário para o recebimento de conteúdo educativo.

Sobre o acesso às suas informações pessoais

Poderão ver suas informações pessoais apenas funcionários da UNO Soluções Integradas. Eventualmente, caso a inserção de suas informações se dê em ações criadas em parcerias, os parceiros explicitamente identificados também terão acesso à informação. Nenhuma informação pessoal poderá ser divulgada publicamente.

A UNO Soluções Integradas também se compromete a não vender, alugar ou repassar suas informações para terceiros. A única exceção está em casos em que essas informações forem exigidas judicialmente.

Além disso, embora trabalhemos com boas práticas de proteção e segurança, nenhum serviço web possui 100% de garantia contra invasões e não podemos nos responsabilizar caso isso ocorra.

Sobre o compartilhamento de conteúdo nas redes sociais

Ao clicar nos botões de compartilhamento de conteúdo nas mídias sociais disponíveis em nossas páginas, o usuário estará publicando o conteúdo por meio de seu perfil na rede selecionada. A UNO Soluções Integradas não têm acesso ao login e senha dos usuários nessas redes, nem publicará conteúdo em nome do usuário sem que ele realize esta ação.

O mesmo princípio vale para a obtenção de materiais educativos por meio da opção “Pagamento Social”.

Sobre o cancelamento da assinatura e alteração/exclusão de informações pessoais

Você pode optar por não receber mais qualquer tipo de e-mail da UNO Soluções Integradas.

Em todos os e-mails que enviamos há sempre um link para cancelar a assinatura disponível nas últimas linhas. Ao clicar nesse link você será automaticamente descadastrado da lista.

É importante mencionar que ao preencher qualquer formulário novamente ficará caracterizada a reinserção do seu e-mail à lista. Portanto, a requisição de cancelamento deve ser feita novamente caso seja de seu interesse.

Para alterar suas informações pessoais ou mesmo excluí-las do nosso banco de dados, basta enviar um e-mail para contato@unosolucoes.com.br.

Mudanças na Política de Privacidade

Essa Política de Privacidade pode passar por atualizações. Desta forma, recomendamos visitar periodicamente esta página para que você tenha conhecimento sobre as modificações.

Antes de usar informações para outros fins que não os definidos nesta Política de Privacidade, solicitaremos sua autorização.

Contato com a UNO Soluções Integradas para esclarecimento de dúvidas

Qualquer dúvida em relação à nossa política de privacidade pode ser esclarecida entrando em contato conosco.

Envie um e-mail para contato@unosolucoes.com.br.