Enviando...
20 de Setembro de 2016
8 Perguntas e Respostas sobre NF de Telecomunicações Modelo 21 e 22
Serviços

Como toda mudança tributária e fiscal no Brasil, a implementação da Nota Fiscal de Serviços de Telecomunicações Modelo 21 e Nota Fiscal de Serviços de Comunicação  22 causou insegurança e dúvidas para empresários e contadores.

A ideia no post de hoje é sintetizar os principais conceitos sobre a NF de provimento de serviços no Modelo 21 e 22, tirar dúvidas e mostrar como resolvemos nos UNO ERP com 8 perguntas e respostas sobre o assunto.

1. O que é Nota Fiscal Modelo 21 e 22?

São as Notas Fiscais emitidas referente aos Serviços de Comunicação e/ou Telecomunicação, seguindo a orientação do Conselho Nacional de Política Fazendária - CONFAZ, na 112° reunião ordinária de 2003.

2. O que mudou no Modelo 21/22 de nota?

A NF Modelo 21/22 substitui a convencional 2ª via emitida por um Documento Digital (NF-e) ao destinatário, que somente poderá obter a sua segunda via, quando o emitente disponibilizar as informações das notas emitidas no site do Governo. Sendo que cada emitente deve ficar atento a legislação do seu Estado. Ou seja, são notas fiscais sem o DANFE, são nos mesmos moldes da nota fiscal da conta da TV acabado, internet, telefone, por exemplo. Ah! Também não existe XML.

Visualmente, foi a inclusão da frase "Reservado ao Fisco”, seguido do Código de Autenticidade (Hash Code), que gera informações contidas na NF. Este código MD5 é o que garante a autenticidade da Nota Fiscal e pode ser utilizado para consulta e/ou emissão da segunda via eletrônica da nota.

3. Quem é obrigado a emitir esses modelos de Notas?

Empresa de Comunicação (Exemplo: Emissoras de Rádio e Televisão, produtoras, etc - enquadradas no modelo 21 e possuem SCM), de Telecomunicações (modelo 22) e de fornecimento de energia elétrica (modelo 6). Demais ramos de atividade não precisam se preocupar.

Essas são todas empresas que contemplam o Convênio de ICMS 115/03, devidamente publicado no DOU (Diário Oficial da União) de 17/12/2003 - Portaria CAT 79-03. Existem casos de provedores que recorreram a justiça alegando não serem obrigados a pagar o ISS e ganharam, mas isso dependeu de diversos fatores. Consulte seu advogado e/ou contador para ter mais informações.

4. Qual é o processo da Nota Fiscal?

As Notas Fiscais dos modelos 21 são emitidas em uma única via, sem a geração de DANFE. O que garante sua validade é o código do MD5, que é impresso na nota fiscal e que posteriormente deve ser enviado a Secretaria de Fazenda do seu Estado o arquivo de remessa através dos programas de validação.

5. Por que mudou?

Para evitar o uso indevido da NF Modelo 55 para a prestação de serviços de comunicação. É permitida a emissão de CFOP específicos de Prestação de Serviços de Comunicação e deverá ser utilizado CFOP específico na Nota de Serviço de Comunicação (modelo 21) ou Nota de Serviço de Telecomunicações (modelo 22). Portanto, quando ocorrer a emissão com esses CFOP específicos não será validado na NF-e modelo 55.

6. O que minha empresa precisa para emitir?

Na hora de emitir uma NF no Modelo 21 e 22 é preciso que sejam inseridas algumas informações para que ela seja válida. Esses dados são:

  • Possuir CNPJ.

  • Certificado Digital solicitado na Receita Estadual (seu profissional de contabilidade pode auxiliar nesta socilitação);

  • Dados cadastrais do cliente

  • Computador com acesso à Internet com acesso ao UNO ERP.

7. Minha empresa é do SIMPLES, preciso emitir?

Sim, se sua empresa tem licença SCM (Serviço de Comunicação Multimídia - Exemplo: Assinatura de Provimento de Acesso a Internet) ela precisará emitir, mas não será necessário fazer notas distintas, pois agora as notas serão geradas juntas, eletronicamente, sem precisar fazer separação de planos para gerar nota para SCM e SVA (Serviço de Valor Adicional - Exemplo: A transmissão do Serviço de Internet).

Não é mais necessário emitir duas notas distintas, porque agora as notas serão geradas juntas, eletronicamente, sem precisar fazer separação de planos para gerar nota para SCM e SVA.

  • SCM (Serviço de Comunicação Multimídia) - Não incide o ISS mas incide o ICMS (Competência ESTADUAL).

  • SVA (Serviço de Valor Adicional) - Não incide ICMS mas incide o ISS (Competência MUNICIPAL).

8. O UNO ERP está homologado para emitir esse modelo de nota?

Sim, o UNO ERP está 100% homologado para a geração dos arquivos eletrônicos necessários para imprimir e registrar as NOTAS FISCAIS MODELO 21. Não havendo necessidade de registrar a AIDF (Autorização para Impressão de Documentos Fiscais), pois ela é dispensada na maioria dos estados brasileiros.

No caso de NOTAS FISCAIS DE SERVIÇO (ISS), o UNO ERP possui um campo de cadastro e preenchimento de formulários fornecidos. Consulte o suporte técnico.

Se você já utiliza, para ativar este Plugin é necessário entrar em contato com a Equipe de Consultores UNO em horário comercial para esclarecimentos sobre ativação e valores.

Resumindo

Nota Modelo 21

Nota Modelo 22

A nota fiscal modelo 21 é a nota fiscal emitida por empresas de telecomunicações, como empresas provedoras de internet , VOIP e etc.. possuimos integrações com o sistema Mk-Auth, Mikrotik para importação das notas.

A nota fiscal modelo 22 é a nota fiscal emitida por empresas de comunicação, como empresas rádio, revistas, jornais etc.

NFSC-Nota Fiscal de Serviço de Comunicação.

NFST-Nota Fiscal de Serviço de Telecomunicações.

Emissão em Via Única e de forma eletrônica.

Emissão em Via Única e de forma eletrônica.

Não existe DANFE.

Não existe DANFE.

Contempla o convênio ICMS 115/03

Contempla o convênio ICMS 115/03


Você pode se interessar por:

Sistema para Prestacao de Servicos_1

Política de Privacidade

Nós, da UNO Soluções Integradas, estamos comprometidos em resguardar sua privacidade. O intuito deste documento é esclarecer quais informações são coletadas dos usuários do nosso site www.unoerp.com.br – e respectivos serviços – e de que forma esses dados são manipulados e utilizados.

Alertamos que se você não concorda com o conteúdo desta política, não é recomendável baixar nossos materiais nem utilizar quaisquer de nossos serviços.

Sobre a coleta de dados

Em nosso site, as informações são coletadas das seguintes formas:

Informações fornecidas por você – Coletamos informações de identificação pessoal – como: nome, telefone, e-mail, empresa em que trabalha e cargo – via preenchimento dos formulários para download de nossos conteúdos gratuitos. Eventualmente, a solicitação algumas informações podem ser feitas por meio de contato direto da UNO Soluções Integradas com os usuários via e-mail ou telefone.

Informações de navegação no site – Quando você visita nosso site, é inserido um ‘cookie’ no seu navegador por meio do software Google Analytics, para identificar quantas vezes você retorna ao nosso endereço. São coletadas, anonimamente, informações, como endereço IP, localização geográfica, fonte de referência, tipo de navegador, duração da visita e páginas visitadas.

Histórico de contato – Aqui na UNO Soluções Integradas armazenamos informações a respeito de todos os contatos já realizados com nossos usuários, como conteúdos baixados a partir de nossas páginas e interações via e-mail.

Sobre o uso de suas Informações Pessoais

O presente termo permite que a UNO Soluções Integradas use suas informações pessoais para diferentes finalidades.

O e-mail é utilizado para a operação de envio do material ou informação por você requisitada no preenchimento do formulário. Também pode ser usado para envio de Newsletters, sempre relacionadas ao tema Marketing Digital.

Por fim, o e-mail será utilizado ainda para comunicar o lançamento de novos materiais gratuitos ou de novos produtos da UNO Soluções Integradas e parceiros. No entanto, o usuário pode cancelar a assinatura a qualquer momento.

Os dados de download poderão ser divulgados como pesquisas e estatísticas, não sendo reveladas abertamente nenhuma informação pessoal, a menos que autorizada explicitamente.

Funcionários da UNO Soluções Integradas poderão eventualmente entrar em contato via e-mail ou telefone para fazer pesquisas ou apresentar produtos e serviços.

Ao solicitar um teste gratuito do software RD Station, o usuário recebe um termo de adesão que especifica as informações extras que serão solicitadas para a utilização do trial, bem como sua política de privacidade e o sigilo com que serão tratadas essas informações.

Suas informações pessoais serão compartilhadas com nossos parceiros apenas quando a parceria estiver explícita na página onde consta o formulário para o recebimento de conteúdo educativo.

Sobre o acesso às suas informações pessoais

Poderão ver suas informações pessoais apenas funcionários da UNO Soluções Integradas. Eventualmente, caso a inserção de suas informações se dê em ações criadas em parcerias, os parceiros explicitamente identificados também terão acesso à informação. Nenhuma informação pessoal poderá ser divulgada publicamente.

A UNO Soluções Integradas também se compromete a não vender, alugar ou repassar suas informações para terceiros. A única exceção está em casos em que essas informações forem exigidas judicialmente.

Além disso, embora trabalhemos com boas práticas de proteção e segurança, nenhum serviço web possui 100% de garantia contra invasões e não podemos nos responsabilizar caso isso ocorra.

Sobre o compartilhamento de conteúdo nas redes sociais

Ao clicar nos botões de compartilhamento de conteúdo nas mídias sociais disponíveis em nossas páginas, o usuário estará publicando o conteúdo por meio de seu perfil na rede selecionada. A UNO Soluções Integradas não têm acesso ao login e senha dos usuários nessas redes, nem publicará conteúdo em nome do usuário sem que ele realize esta ação.

O mesmo princípio vale para a obtenção de materiais educativos por meio da opção “Pagamento Social”.

Sobre o cancelamento da assinatura e alteração/exclusão de informações pessoais

Você pode optar por não receber mais qualquer tipo de e-mail da UNO Soluções Integradas.

Em todos os e-mails que enviamos há sempre um link para cancelar a assinatura disponível nas últimas linhas. Ao clicar nesse link você será automaticamente descadastrado da lista.

É importante mencionar que ao preencher qualquer formulário novamente ficará caracterizada a reinserção do seu e-mail à lista. Portanto, a requisição de cancelamento deve ser feita novamente caso seja de seu interesse.

Para alterar suas informações pessoais ou mesmo excluí-las do nosso banco de dados, basta enviar um e-mail para contato@unosolucoes.com.br.

Mudanças na Política de Privacidade

Essa Política de Privacidade pode passar por atualizações. Desta forma, recomendamos visitar periodicamente esta página para que você tenha conhecimento sobre as modificações.

Antes de usar informações para outros fins que não os definidos nesta Política de Privacidade, solicitaremos sua autorização.

Contato com a UNO Soluções Integradas para esclarecimento de dúvidas

Qualquer dúvida em relação à nossa política de privacidade pode ser esclarecida entrando em contato conosco.

Envie um e-mail para contato@unosolucoes.com.br.