Metodologia de Desenvolvimento UNO

Cintia
//

A UNO utiliza as mais modernas práticas de Engenharia de Software (PMBOK, UML, entre outras) para customização do UNO ERP baseada em tecnologia open source orientada a protótipos, o que possibilita um processos ágil e seguro de desenvolvimento.

Quando um cliente UNO tem alguma necessidade específica um Consultor de Negócio UNO fará um levantamento de necessidades e orçará o desenvolvimento / customização.

Assim que aprovado e as horas quitadas, será aberta uma Ocorrência de Trabalho atrelado a um Projeto dentro da UNO, onde o gerente de projetos e equipe terão a visão de todos os desenvolvimentos contratados, prazos, ordem de aprovações, responsáveis, etc. Falamos como funciona o placar de projetos da UNO no post Placar mostra o Controle de Projetos.

Além da equipe UNO, o cliente terá acesso à ocorrência via Extranet para acompanhar o status de entrega e as fases deste projeto e interagir com a equipe técnica e qualidade da UNO.

Tudo isso que falei faz parte da Metodologia de Desenvolvimento UNO – Agile Process e para facilitar o entendimento desta estrutura de desenvolvimento do Sistema ERP online elencamos em:

 

1. Arquitetura

Requisitos

Nesta primeira etapa da Metodologia de Desenvolvimento UNO, o Consultor Técnico irá ter o entendimento das necessidades do seu tipo de negócio.

Será feito um diagrama use-case para facilitar o entendimento do escopo deste projeto, desta forma o analista responsável pelo desenvolvimento tem um entendimento melhor do seu negócio e necessidade de mudança.

use-case é uma funcionalidade do sistema, que é representado por um boneco e um rótulo com o nome do ator e é um. Um ator é um usuário do Sistema ERP online, que pode ser um usuário humano ou outro software.

Essa fase é muito importante para que não tenha retrabalhos futuros por mau entendimento de necessidades. Logo, quanto mais detalhado for, melhor será.

 

Análise

É feito um protótipo de como será o desenvolvimento, junto com um dimensionamento do projeto através de APF – Análise de Pontos de Função, que é uma técnica para a medição de projetos de desenvolvimento de Sistema ERP online, que visa estabelecer uma medida de tamanho e que considera a funcionalidade implementada, sob o ponto de vista do usuário.

Feita a análise, um estudo da infraestrutura adequada é realizado.

 

2. Construção

Design

Muitas vezes a nova funcionalidade ou mudança solicitada envolve o design das telas do Sistema ERP online. É preciso tomar cuidado para não exagerar na quantidade de campos e espaços, pois muitas vezes a quantidade de informações podem não caber na tela, sendo necessária a criação de uma nova tela ou inclusão de barra de rolagem.

Além do design que o usuário final vê, tem a necessidade da construção de frameworks (estrutura e função) baseados em componentes. Na sequência os scripts do banco de dados são criados com o diagrama das classes do desenvolvimento. Não vamos nos prolongar aqui, pois é algo muito técnico.

 

Codificação

Nesta etapa da Metodologia de Desenvolvimento UNO é feita a codificação do layout das telas e a programação em si.

3. Entrega

Teste

A fase de testes requer muita atenção, pois é quando possíveis problemas de entendimento de regras de negócio ficam evidentes. Além disso, na fase de teste é realizada a execução dos itens de aceitação, que costumam incluir itens de usabilidade, desempenho, funcionalidade, tratamento de erros, etc.

Em seguida, vem a homologação final realizada pelo pela qualidade e cliente.

 

Documentação, Implantação e Treinamento

Uma importante tarefa é a documentação da customização realizada para propósitos de futuras manutenções e aprimoramentos. As documentações mais importantes são das interfaces externas.

Uma grande percentagem dos projetos falha pelo fato de ninguém da organização do cliente utiliza-lo. As pessoas ocasionalmente resistem à mudança e evitam aventurar-se em áreas pouco familiares. Então, como parte da fase de desenvolvimento, é muito importante o treinamento para os usuários.

A implementação do desenvolvimento novo será realizada sempre na próxima versão do UNO ERP, sendo necessária a atualização do sistema. Na dúvida? Leia o post Dicas para atualização do UNO ERP.

 

Como acompanhar as ocorrências dos projetos de desenvolvimento?

  • Selecione a opção “Lista de ocorrências” no menu lateral da Extranet.
  • Busque a ocorrência desejada e clique na “lupa” para abrir a ocorrência.
  • No campo status você verificará o estágio da sua ocorrência:
    • Orçamento
    • Requisito
    • Design
    • Qualidade
    • Desenvolvimento
    • Teste I
    • Correção Reincidente
    • Teste II
    • Aguardando Cliente
    • Aguardando Versão
    • Automação Teste
    • Homologação
    • Documentação
    • Finalizada
  • No campo histórico você pode ver todo o histórico desta ocorrência, ou seja, informações trocadas entre a sua empresa e a equipe UNO.
  • Se mesmo depois de consultar o histórico você ainda tiver dúvida sobre a ocorrência, basta escrever sua dúvida no campo “Resposta” e clicar no botão responder. Pronto! Sua dúvida ficará registrada automaticamente no sistema UNO e a equipe de projetos a responderá o mais breve possível.

 

Resumindo

Para finalizar e facilitar o entendimento, segue um esquema gráfico que resume esse post: