Entenda Tipos de Frete no UNO ERP

Cintia
05/06/2018

Nas movimentações de mercadoria entre clientes e fornecedores existem basicamente duas formas de parametrizarmos o tipo de frete e o que cada tipo de frete impacta nas emissões de notas fiscais e títulos financeiros (contas a receber e a pagar) . Porém com o atual crescimento das vendas eletrônicas e com a utilização dos correios ou couriers houve a necessidade da inclusão de uma terceira modalidade no UNO ERP.

Atualmente, no UNO ERP temos as modalidades FOB , CIF e CIFd, sendo o CIFd utilizado nas transações de vendas eletrônicas através dos correios ou courriers. Veremos mais detalhadamente o significado e aplicações das modalidades utilizadas dentro do UNO ERP nos módulos de estoque, vendas e compras.

Antes de entramos nas aplicações das modalidades necessitamos entender a sopa de letrinhas que está mais presente em nosso cotidiano do que imaginamos. Nas negociações internacionais o idioma sempre foi uma barreira nas definições dos detalhes das negociações, pois cada país possui suas peculiaridades e para padronizar foi criado em 1921 e colocado em prática em 1936 com 6 códigos os Incoterms ( International Commrcial Terms – Termos de Comércio Internacional) que são atualizados a cada 10 anos pela International Chamber of Commerce (Câmara de Comércio Internacional) sediada em Paris.

O seu uso tornou-se padrão em nível mundial e aceitado por órgãos governamentais, operadores logísticos e empresas comerciantes globais. Os Incoterms abrange as responsabilidades dos compradores e vendedores e deve ser acordado previamente ao fechamento da negociação. Atualmente temos 11 códigos conforme tabela detalhada abaixo:

Tipos de Frete

Devido ao sucesso na implantação desse sistema no cenário global logo o cenário doméstico (interno) resolveu adotar os termos porém com alguns ajustes para se ajustar principalmente aos modais logísticos internos.

Como nosso foco está mais voltado para o cenário interno, vamos detalhar os Incoterms FOB,  CIF e CIFd que são os mais utilizados também no cenário global.

  • FOB: Free on Board ( livre a bordo) – Nesta modalidade o frete é pago pelo comprador podendo este contratar um transportadora ou utilizar de veículo próprio para retirar a mercadoria no fornecedor e trazer até sua empresa, ficando sobre a sua inteira responsabilidade qualquer ocorrência com a carga neste trajeto.
  • CIF: Cost , Insurance and Freight ( custo, seguro e frete) – Nesta modalidade o frete é pago pelo vendedor podendo este custo ser cobrado a parte ou embutido no valor dos produtos. Nesta modalidade nem sempre o seguro pode estar incluso, este item fica a critério das condições de negociação estabelecida entre o vendedor e comprador.
  • CIFd: Cost , Insurance and Freight ( custo, seguro e frete pago pelo destinatário) – Nesta modalidade é similar porém é pago pelo comprador e não podemos confundir esta modalidade com o FOB . O CIFd é utilizado nos casos em que o valor do frete não compõe o custo da mercadoria mas será cobrado a parte do comprador como nas compras feitas on-line em que é cobrado o valor dos produtos acrescido do frete nesta modalidade o frete é enviado para a NF-e como FOB.

Abaixo temos uma tabela da usabilidade das modalidades dentro do UNO ERP nas telas de pedido de venda, pedido de compras e recebimento.

Tipos de Fretes