Enviando...
14 de Junho de 2016
5 erros no Sistema de Fábrica que podem estar diminuindo a sua rentabilidade
Produção

O Sistema de Fábrica é uma ferramenta essencial para desenvolver as estratégias da sua empresa.

Um dos benefícios é a rentabilidade: um Sistema de Fábrica é a coisa mais simples e fundamental que alguém pode ter na gestão e os empresários bem sucedidos já têm a ferramenta totalmente incorporada às suas companhias.

Não são poucas as pessoas que vão além e são até compulsivas com seu uso, passando o tempo todo com o Sistema de Fábrica aberto e conferindo cada processo executado. Isso é extremamente comum.

Quando bem utilizado, o Sistema de Gestão pode gerar vários benefícios, tanto que em nosso site listamos 10 benefícios básicos com o UNO ERP. Confira: http://www.unoerp.com.br/erp-para/erp-para-fabrica#conheca

O problema é o fato de que as pessoas não estão capacitadas ou possuem as habilidades necessárias para a utilização de um Sistema para Fábrica. Além disso, podem não ter conhecimento sobre todos os processos e podem estar causando pequenos prejuízos na operação.

Pensando nisso, reunimos 5 erros comuns que prejudicam as taxas de rentabilidade da sua Fabrica.

1. Treinamento e Capacitação
Quem utiliza operacionalmente o seu Sistema de Gestão é capacitado em processos fabris e foi treinado para a utilização da ferramenta? É muito comum ver empresas que já falham na escolha de seus profissionais e na capacitação deles.

Definir um gerente de projetos experiente nos seus processos é o ponto principal para a implementação de um Sistema de Fábrica, que é um dos maiores projetos que uma organização pode realizar. A má escolha deste profissional pode tirar sua empresa do trilho correto se todas as partes interessadas não estiverem envolvidas em todos os aspectos do processo de tomada de decisões.

Muitas empresas se concentram em colocar logo o ERP em produção, em vez de capacitar os participantes-chave de toda a organização, que são as pessoas que operacionalizam o sistema em finanças, produção, compras e estoque, além da TI.

Quando isso ocorre, a tomada de decisão dos gestores baseada em dados errôneos pode prejudicar e colocar sua empresa em risco.

As pessoas envolvidas diretamente com o uso do software precisam conhecer todos os recursos e funcionalidades, o benefício é que já começam acertando desde o início as parametrizações e cadastros de dados, além disso, podem automatizar muito outros processos.

2. Vários Sistemas
Evite ter um Sistema para a produção, outra para as finanças e outro, por exemplo, para gestão das vendas e relacionamento com os clientes (CRM). Você estará limitando seus gestores de saberem qual é o real estado do negócio, com tomadas de tardias ou ruins ou infundadas.

O gestor de uma empresa de manufatura deve ter em mãos um Sistema de Fábrica capaz de unificar todas as informações relevantes de sua empresa com dados relativos à produção, ao estoque, pessoal, aos speds, e às demandas.

3. Planilhas de Excel
Às vezes, o problema nem é o uso de vários sistemas, mas não abandonar planilhas na operação. A empresa fica com uma visão comprometida do negócio, utilizando grande parte do tempo para alimentar essas planilhas, adiando as tomadas de decisões, que podem se basear em dados errados.

Há casos de empresas que exportam as informações do Sistema de Fabrica, alteram os dados chaves e ao importar para o ERP causam problemas sérios, que podem até ocasionar a não validação de uma nota fiscal eletrônica, por exemplo.

Falando de custos, o de uma planilha é praticamente zero, assim como a confiança que podemos ter nos dados dela. O retrabalho, a grande margem de erro e a limitação de informações são os principais retrocessos do uso das planilhas. E acredito que sua empresa busca progredir e não ficar parada no tempo, certo?!

Aqui as atualizações no UNO ERP são constantes, o que permite aos nossos clientes e utilizar constantemente novos recursos e novos processos para o seu crescimento, bem como, solicitar recursos exclusivos para o seu negócio, além das atualizações fiscais conforme a legislação.

4. Manutenção e Atualização
Você investiu pesado na implantação de um Sistema de Fábrica, mas não fez algumas manutenções? Acenda um sinal de alerta!

É comum clientes acharem a manutenção um gasto desnecessário para a fábrica. As manutenções podem ser corretivas, preventivas ou evolutivas e se não forem realizadas podem tornar seu sistema em obsoleto, tanto na perspectiva da TI, quanto na de automatização dos processos.

Quando tratada de forma correta, como um processo essencial periódico para o negócio, se torna uma ação estratégica que pode diferenciar a sua indústria das demais.

Pense em implantar o básico e ciclicamente, ir renovando o ciclo de implementações para melhoria continua e ajustes de processos, representado muito bem nesse esquema gráfico:

ciclo-de-vida-erp

Fonte: Sistemas ERP no Brasil, editora Atlas - 2003

5. Suporte não entender o Processo Fabril
O suporte técnico do seu Sistema de Fábrica deve ser visto como parte integrante de sua equipe e aqui vale a premissa da capacitação dessas pessoas em processos fabris, como dissemos no primeiro item deste post.

Nada adiantará elas conhecerem muito do ERP, se nada sabem sobre processos industriais, por isso, ter um suporte que entenda o que seus colaboradores internos precisam é fundamental.

Aqui na UNO, por exemplo, nossa equipe de suporte tem os clientes divididos entre os analistas, considerando o conhecimento e experiência deles no perfil e processo de cada cliente, tendo o atendimento preferencialmente por ele quando determinada empresa nos procura.

Fechamento
O Sistema de Fábrica continua a ser uma das principais ferramentas de gestão empresarial. É necessário tempo e paciência para extrair todos os benefícios dele para que se tenha mais rentabilidade no final. Espero que esse post tenha ajudado você a ter novas ideias sobre como aprimorar o uso do seu ERP.

Se você quiser se aprofundar sobre o tema, sugerimos a leitura do eBook que disponibilizamos no final. Além disso, quais erros você já cometeu ou acha que está faltando nessa lista? Utilize os comentários abaixo para compartilhar com a gente!


Você pode se interessar por:

Sistema de Manufatura_1

Política de Privacidade

Nós, da UNO Soluções Integradas, estamos comprometidos em resguardar sua privacidade. O intuito deste documento é esclarecer quais informações são coletadas dos usuários do nosso site www.unoerp.com.br – e respectivos serviços – e de que forma esses dados são manipulados e utilizados.

Alertamos que se você não concorda com o conteúdo desta política, não é recomendável baixar nossos materiais nem utilizar quaisquer de nossos serviços.

Sobre a coleta de dados

Em nosso site, as informações são coletadas das seguintes formas:

Informações fornecidas por você – Coletamos informações de identificação pessoal – como: nome, telefone, e-mail, empresa em que trabalha e cargo – via preenchimento dos formulários para download de nossos conteúdos gratuitos. Eventualmente, a solicitação algumas informações podem ser feitas por meio de contato direto da UNO Soluções Integradas com os usuários via e-mail ou telefone.

Informações de navegação no site – Quando você visita nosso site, é inserido um ‘cookie’ no seu navegador por meio do software Google Analytics, para identificar quantas vezes você retorna ao nosso endereço. São coletadas, anonimamente, informações, como endereço IP, localização geográfica, fonte de referência, tipo de navegador, duração da visita e páginas visitadas.

Histórico de contato – Aqui na UNO Soluções Integradas armazenamos informações a respeito de todos os contatos já realizados com nossos usuários, como conteúdos baixados a partir de nossas páginas e interações via e-mail.

Sobre o uso de suas Informações Pessoais

O presente termo permite que a UNO Soluções Integradas use suas informações pessoais para diferentes finalidades.

O e-mail é utilizado para a operação de envio do material ou informação por você requisitada no preenchimento do formulário. Também pode ser usado para envio de Newsletters, sempre relacionadas ao tema Marketing Digital.

Por fim, o e-mail será utilizado ainda para comunicar o lançamento de novos materiais gratuitos ou de novos produtos da UNO Soluções Integradas e parceiros. No entanto, o usuário pode cancelar a assinatura a qualquer momento.

Os dados de download poderão ser divulgados como pesquisas e estatísticas, não sendo reveladas abertamente nenhuma informação pessoal, a menos que autorizada explicitamente.

Funcionários da UNO Soluções Integradas poderão eventualmente entrar em contato via e-mail ou telefone para fazer pesquisas ou apresentar produtos e serviços.

Ao solicitar um teste gratuito do software RD Station, o usuário recebe um termo de adesão que especifica as informações extras que serão solicitadas para a utilização do trial, bem como sua política de privacidade e o sigilo com que serão tratadas essas informações.

Suas informações pessoais serão compartilhadas com nossos parceiros apenas quando a parceria estiver explícita na página onde consta o formulário para o recebimento de conteúdo educativo.

Sobre o acesso às suas informações pessoais

Poderão ver suas informações pessoais apenas funcionários da UNO Soluções Integradas. Eventualmente, caso a inserção de suas informações se dê em ações criadas em parcerias, os parceiros explicitamente identificados também terão acesso à informação. Nenhuma informação pessoal poderá ser divulgada publicamente.

A UNO Soluções Integradas também se compromete a não vender, alugar ou repassar suas informações para terceiros. A única exceção está em casos em que essas informações forem exigidas judicialmente.

Além disso, embora trabalhemos com boas práticas de proteção e segurança, nenhum serviço web possui 100% de garantia contra invasões e não podemos nos responsabilizar caso isso ocorra.

Sobre o compartilhamento de conteúdo nas redes sociais

Ao clicar nos botões de compartilhamento de conteúdo nas mídias sociais disponíveis em nossas páginas, o usuário estará publicando o conteúdo por meio de seu perfil na rede selecionada. A UNO Soluções Integradas não têm acesso ao login e senha dos usuários nessas redes, nem publicará conteúdo em nome do usuário sem que ele realize esta ação.

O mesmo princípio vale para a obtenção de materiais educativos por meio da opção “Pagamento Social”.

Sobre o cancelamento da assinatura e alteração/exclusão de informações pessoais

Você pode optar por não receber mais qualquer tipo de e-mail da UNO Soluções Integradas.

Em todos os e-mails que enviamos há sempre um link para cancelar a assinatura disponível nas últimas linhas. Ao clicar nesse link você será automaticamente descadastrado da lista.

É importante mencionar que ao preencher qualquer formulário novamente ficará caracterizada a reinserção do seu e-mail à lista. Portanto, a requisição de cancelamento deve ser feita novamente caso seja de seu interesse.

Para alterar suas informações pessoais ou mesmo excluí-las do nosso banco de dados, basta enviar um e-mail para contato@unosolucoes.com.br.

Mudanças na Política de Privacidade

Essa Política de Privacidade pode passar por atualizações. Desta forma, recomendamos visitar periodicamente esta página para que você tenha conhecimento sobre as modificações.

Antes de usar informações para outros fins que não os definidos nesta Política de Privacidade, solicitaremos sua autorização.

Contato com a UNO Soluções Integradas para esclarecimento de dúvidas

Qualquer dúvida em relação à nossa política de privacidade pode ser esclarecida entrando em contato conosco.

Envie um e-mail para contato@unosolucoes.com.br.