Enviando...
19 de Julho de 2016
Programa de Gestão Financeira pode sanar 3 dores comuns da PME
Financeiro

O empresário brasileiro vive um momento que sente pagar a cada mês mais impostos, ao mesmo tempo que não vê suas receitas aumentarem e seus custos diminuírem. Cuidar da saúde financeira da sua empresa é essencial para não ficar somente no sentir e começar a trabalhar com certezas. Mas o que realmente diz se sua empresa está saudável ou não?

O primeiro passo é reconhecer que seu CFO (Chief Financial Officer – Diretor Financeiro) tem problemas na gestão e que precisa de ajuda para organizar as finanças. Investigue o tamanho da dificuldade, pondere que nem sempre o saldo negativo no banco evidencia a dimensão do problema.

Separamos 3 dores comuns enfrentadas pelos gestores financeiros baseada nas nossas próprias experiências para você mensurar o tamanho do seu problema e resolvê-lo com um Programa de Gestão Financeira (ERP).

1. Comece pela Bagunça

Se você tem a empresa organizada, meus parabéns! Já está na frente de boa parte dos seus concorrentes! Muitas empresas, mais do que você imagina, cresceram junto com as obrigações e responsabilidades e teimam em não reconhecer que já não é mais possível dar conta do recado sem um bom Programa de Gestão Financeira integrando todas as áreas envolvidas no negócio.

Mesmo quando a empresa já criou um setor financeiro, os sócios não devem se isentar do acompanhamento de tudo, principalmente, de como está a situação financeira. Para isso, ter o Fluxo de Caixa organizado e atualizado diariamente com fechamentos periódicos é essencial e básico.

Veja como funciona um Fluxo de Caixa de um Programa de Gestão Financeira integrado:

Fluxo de Caixa

Os lançamentos no Fluxo de Caixa devem estar precisos, a ponto de você saber exatamente quanto e quando haverão entradas e retiradas. Infelizmente, com planilhas de Excel as incertezas e insegurança de erros persistirão.

2. Confiança nos números

Organizar o fluxo de caixa exige o abandona total das anotações em pedaços de papel ou planilhas. Esse costume equivocado faz com que informações importantes possam ser perdidas e ainda confundir no momento de fechar o mês. Um Programa de Gestão Financeira armazena todos os dados e facilitará o acesso dos profissionais da área.

Com isso, diminuirá a margem de erro no fluxo de caixa e, consequentemente, confiará mais nos dados para definir seu planejamento financeiro.

Sugiro que leia o post O Segredo do Sucesso no Software Financeiro Integrado que falo bastante sobre a perspectiva financeira na gestão e no planejamento estratégico.

Veja que para cumprir todas as obrigações e metas financeiras será necessário precisão no números, desta forma, as chances de problemas fiscais e pagamentos atrasados quase inexistem, podem até desaparecer os custos com juros após o vencimento de prazos e eventuais problemas na justiça.

3. Previsibilidade

Ter as finanças organizadas não é suficiente. Uma PME com boa gestão utiliza o Programa de Gestão Financeira para ter registro dos seus históricos financeiros integrado com as projeções de vendas e com planejamento estratégico para criar o planejamento financeiro em três cenários: otimista, regular e pessimista.

Apenas com essa previsibilidade é que o CEO (Chief Executive Officer - Diretor Executivo) consegue tomar decisões estratégicas junto com o corpo diretivo, que pode ir desde a descontinuação de algum produto até novas contratações, por exemplo.

Sem um bom Programa de Gestão Financeira com demonstrativos de Resultados Financeiros é praticamente impossível ter a previsão do capital de giro para alguns investimentos, ou se é preciso um financiamento. Os gestores poderão aproveitar melhor uma oportunidade e saber rapidamente se terá condição de investir nela.

Veja um exemplo de Resultado Financeiro com ERP para uma projeção de fluxo de caixa, com demonstrativo todos os pagamentos e recebimentos que são esperados em determinado período.

Resultado Financeiro

Lembre-se apenas que o Programa de Gestão Financeira não fará sozinho uma análise dos resultados financeiros mensais/trimestrais/anuais, por isso, reserve um tempo para essa apuração e veja tudo que aconteceu nas finanças da sua empresa nesse período que passou. Dessa forma, terá uma visão mais abrangente que no novo período não repita o que deu errado.

Resumindo:

O Programa de Gestão Financeira pode ajudar com esses 3 gargalos que trarão os seguintes resultados na prática:

  • Acompanhamento dos Resultados Financeiros periódicos.
  • Gestão do Fluxo de Caixa real time.
  • Definição de orçamentos e potencial de investimento.
  • Ter tempo hábil para fazer essa gestão preventiva.

 


Você pode se interessar por:

diagnostico-financeiro

Política de Privacidade

Nós, da UNO Soluções Integradas, estamos comprometidos em resguardar sua privacidade. O intuito deste documento é esclarecer quais informações são coletadas dos usuários do nosso site www.unoerp.com.br – e respectivos serviços – e de que forma esses dados são manipulados e utilizados.

Alertamos que se você não concorda com o conteúdo desta política, não é recomendável baixar nossos materiais nem utilizar quaisquer de nossos serviços.

Sobre a coleta de dados

Em nosso site, as informações são coletadas das seguintes formas:

Informações fornecidas por você – Coletamos informações de identificação pessoal – como: nome, telefone, e-mail, empresa em que trabalha e cargo – via preenchimento dos formulários para download de nossos conteúdos gratuitos. Eventualmente, a solicitação algumas informações podem ser feitas por meio de contato direto da UNO Soluções Integradas com os usuários via e-mail ou telefone.

Informações de navegação no site – Quando você visita nosso site, é inserido um ‘cookie’ no seu navegador por meio do software Google Analytics, para identificar quantas vezes você retorna ao nosso endereço. São coletadas, anonimamente, informações, como endereço IP, localização geográfica, fonte de referência, tipo de navegador, duração da visita e páginas visitadas.

Histórico de contato – Aqui na UNO Soluções Integradas armazenamos informações a respeito de todos os contatos já realizados com nossos usuários, como conteúdos baixados a partir de nossas páginas e interações via e-mail.

Sobre o uso de suas Informações Pessoais

O presente termo permite que a UNO Soluções Integradas use suas informações pessoais para diferentes finalidades.

O e-mail é utilizado para a operação de envio do material ou informação por você requisitada no preenchimento do formulário. Também pode ser usado para envio de Newsletters, sempre relacionadas ao tema Marketing Digital.

Por fim, o e-mail será utilizado ainda para comunicar o lançamento de novos materiais gratuitos ou de novos produtos da UNO Soluções Integradas e parceiros. No entanto, o usuário pode cancelar a assinatura a qualquer momento.

Os dados de download poderão ser divulgados como pesquisas e estatísticas, não sendo reveladas abertamente nenhuma informação pessoal, a menos que autorizada explicitamente.

Funcionários da UNO Soluções Integradas poderão eventualmente entrar em contato via e-mail ou telefone para fazer pesquisas ou apresentar produtos e serviços.

Ao solicitar um teste gratuito do software RD Station, o usuário recebe um termo de adesão que especifica as informações extras que serão solicitadas para a utilização do trial, bem como sua política de privacidade e o sigilo com que serão tratadas essas informações.

Suas informações pessoais serão compartilhadas com nossos parceiros apenas quando a parceria estiver explícita na página onde consta o formulário para o recebimento de conteúdo educativo.

Sobre o acesso às suas informações pessoais

Poderão ver suas informações pessoais apenas funcionários da UNO Soluções Integradas. Eventualmente, caso a inserção de suas informações se dê em ações criadas em parcerias, os parceiros explicitamente identificados também terão acesso à informação. Nenhuma informação pessoal poderá ser divulgada publicamente.

A UNO Soluções Integradas também se compromete a não vender, alugar ou repassar suas informações para terceiros. A única exceção está em casos em que essas informações forem exigidas judicialmente.

Além disso, embora trabalhemos com boas práticas de proteção e segurança, nenhum serviço web possui 100% de garantia contra invasões e não podemos nos responsabilizar caso isso ocorra.

Sobre o compartilhamento de conteúdo nas redes sociais

Ao clicar nos botões de compartilhamento de conteúdo nas mídias sociais disponíveis em nossas páginas, o usuário estará publicando o conteúdo por meio de seu perfil na rede selecionada. A UNO Soluções Integradas não têm acesso ao login e senha dos usuários nessas redes, nem publicará conteúdo em nome do usuário sem que ele realize esta ação.

O mesmo princípio vale para a obtenção de materiais educativos por meio da opção “Pagamento Social”.

Sobre o cancelamento da assinatura e alteração/exclusão de informações pessoais

Você pode optar por não receber mais qualquer tipo de e-mail da UNO Soluções Integradas.

Em todos os e-mails que enviamos há sempre um link para cancelar a assinatura disponível nas últimas linhas. Ao clicar nesse link você será automaticamente descadastrado da lista.

É importante mencionar que ao preencher qualquer formulário novamente ficará caracterizada a reinserção do seu e-mail à lista. Portanto, a requisição de cancelamento deve ser feita novamente caso seja de seu interesse.

Para alterar suas informações pessoais ou mesmo excluí-las do nosso banco de dados, basta enviar um e-mail para contato@unosolucoes.com.br.

Mudanças na Política de Privacidade

Essa Política de Privacidade pode passar por atualizações. Desta forma, recomendamos visitar periodicamente esta página para que você tenha conhecimento sobre as modificações.

Antes de usar informações para outros fins que não os definidos nesta Política de Privacidade, solicitaremos sua autorização.

Contato com a UNO Soluções Integradas para esclarecimento de dúvidas

Qualquer dúvida em relação à nossa política de privacidade pode ser esclarecida entrando em contato conosco.

Envie um e-mail para contato@unosolucoes.com.br.