Enviando...
18 de Julho de 2017
Metodologia de Desenvolvimento de Sistema ERP online
Institucional

A UNO utiliza as mais modernas práticas de Engenharia de Software (PMBOK, UML, entre outras) para customização do UNO ERP baseada em tecnologia open source orientada a protótipos, o que possilita um processos ágil e seguro de desenvolvimento. 

Quando um cliente UNO tem alguma necessidade específica um Consultor de Negócio UNO fará um levantamento de necessidades e orçará o desenvolvimento / customização.

Assim que aprovado e as horas quitadas, será aberta uma Ocorrência de Trabalho atrelado a um Projeto dentro da UNO, onde o gerente de projetos e equipe terão a visão de todos os desenvolvimentos contratados, prazos, ordem de aprovações, responsáveis, etc. Falamos como funciona o placar de projetos da UNO no post Placar mostra o Controle de Projetos.

Além da equipe UNO, o cliente terá acesso à ocorrência via Extranet para acompanhar o status de entrega e as fases deste projeto e interagir com a equipe técnica e qualidade da UNO.

Tudo isso que falei faz parte da Metodologia da UNO Agile Process e para facilitar o entendimento desta estrutura de desenvolvimento do Sistema ERP online elencamos em:

 

1. Arquitetura

Requisitos

Nesta primeira etapa, o Consultor Técnico irá ter o entendimento das necessidades do seu tipo de negócio.

Será feito um diagrama use-case para facilitar o entendimento do escopo deste projeto, desta forma o analista responsável pelo desenvolvimento tem um entendimento melhor do seu negócio e necessidade de mudança.

O use-case é uma funcionalidade do sistema, que é representado por um boneco e um rótulo com o nome do ator e é um. Um ator é um usuário do Sistema ERP online, que pode ser um usuário humano ou outro software.

Essa fase é muito importante para que não tenha retrabalhos futuros por mau entendimento de necessidades. Logo, quanto mais detalhado for, melhor será.

 

Análise

É feito um protótipo de como será o desenvolvimento, junto com um dimensionamento do projeto através de APF - Análise de Pontos de Função, que é uma técnica para a medição de projetos de desenvolvimento de Sistema ERP online, que visa estabelecer uma medida de tamanho e que considera a funcionalidade implementada, sob o ponto de vista do usuário.

Feita a nálise, um estudo da infraestutura adequada é realizado.

 

2. Construção

Design

Muitas vezes a nova funcionalidade ou mudança solicitada envolve o design das telas do Sistema ERP online. É preciso tomar cuidado para não exagerar na quantidade de campos e espaços, pois muitas vezes a quantidade de informações podem não caber na tela, sendo necessária a criação de uma nova tela ou inclusão de barra de rolagem.

Além do design que o usuário final vê, tem a necessidade da construção de frameworks (estrutura e função) baseados em componentes. Na sequência os scripts do banco de dados são criados com o diagrama das classes do desenvolvimento. Não vamos nos prolongar aqui, pois é algo muito técnico.

 

Codificação

Nesta etapa é feita a codificação do layout das telas e a programação em si.

 

3. Entrega

Teste

A fase de testes requer muita atenção, pois é quando possíveis problemas de entendimento de regras de negócio ficam evidentes. Além disso, na fase de teste é realizada a execução dos itens de aceitação, que costumam incluir itens de usabilidade, desempenho, funcionalidade, tratamento de erros, etc.

Em seguida, vem a homologação final realizada pelo pela qualidade e cliente.

Documentação, Implantação e Treinamento

Uma importante tarefa é a documentação da customização realizada para propósitos de futuras manutenções e aprimoramentos. As documentações mais importantes são das interfaces externas. 

Uma grande percentagem dos projetos falha pelo fato de ninguém da organização do cliente utiliza-lo. As pessoas ocasionalmente resistem à mudança e evitam aventurar-se em áreas pouco familiares. Então, como parte da fase de desenvolvimento, é muito importante o treinamento para os usuários.

A implementação do desenvolvimento novo será realizada sempre na próxima versão do UNO ERP, sendo necessária a atualização do sistema. Na dúvida? Leia o post Dicas para atualização do UNO ERP.

 

Como acompanhar as ocorrências dos projetos de desenvolvimento?

  • Selecione a opção “Lista de ocorrências” no menu lateral da Extranet.

  • Busque a ocorrência desejada e clique na “lupa” para abrir a ocorrência.

  • No campo status você verificará o estágio da sua ocorrência:

    1. Orçamento

    2. Requisito

    3. Design

    4. Qualidade

    5. Desenvolvimento

    6. Teste I

    7. Correção Reincidente

    8. Teste II

    9. Aguardando Cliente

    10. Aguardando Versão

    11. Automação Teste

    12. Homologação

    13. Documentação

    14.  Finalizada

  • No campo histórico você pode ver todo o histórico desta ocorrência, ou seja, informações trocadas entre a sua empresa e a equipe UNO.

  • Se mesmo depois de consultar o histórico você ainda tiver dúvida sobre a ocorrência, basta escrever sua dúvida no campo “Resposta” e clicar no botão responder. Pronto! Sua dúvida ficará registrada automaticamente no sistema UNO e a equipe de projetos a responderá o mais breve possível.

 

Resumindo

Para finalizar e facilitar o entendimento, segue um esquema gráfico que resume esse post:

Desenvolvimento do Sistema ERP online


Você pode se interessar por:

Tipos de ERP

Política de Privacidade

Nós, da UNO Soluções Integradas, estamos comprometidos em resguardar sua privacidade. O intuito deste documento é esclarecer quais informações são coletadas dos usuários do nosso site www.unoerp.com.br – e respectivos serviços – e de que forma esses dados são manipulados e utilizados.

Alertamos que se você não concorda com o conteúdo desta política, não é recomendável baixar nossos materiais nem utilizar quaisquer de nossos serviços.

Sobre a coleta de dados

Em nosso site, as informações são coletadas das seguintes formas:

Informações fornecidas por você – Coletamos informações de identificação pessoal – como: nome, telefone, e-mail, empresa em que trabalha e cargo – via preenchimento dos formulários para download de nossos conteúdos gratuitos. Eventualmente, a solicitação algumas informações podem ser feitas por meio de contato direto da UNO Soluções Integradas com os usuários via e-mail ou telefone.

Informações de navegação no site – Quando você visita nosso site, é inserido um ‘cookie’ no seu navegador por meio do software Google Analytics, para identificar quantas vezes você retorna ao nosso endereço. São coletadas, anonimamente, informações, como endereço IP, localização geográfica, fonte de referência, tipo de navegador, duração da visita e páginas visitadas.

Histórico de contato – Aqui na UNO Soluções Integradas armazenamos informações a respeito de todos os contatos já realizados com nossos usuários, como conteúdos baixados a partir de nossas páginas e interações via e-mail.

Sobre o uso de suas Informações Pessoais

O presente termo permite que a UNO Soluções Integradas use suas informações pessoais para diferentes finalidades.

O e-mail é utilizado para a operação de envio do material ou informação por você requisitada no preenchimento do formulário. Também pode ser usado para envio de Newsletters, sempre relacionadas ao tema Marketing Digital.

Por fim, o e-mail será utilizado ainda para comunicar o lançamento de novos materiais gratuitos ou de novos produtos da UNO Soluções Integradas e parceiros. No entanto, o usuário pode cancelar a assinatura a qualquer momento.

Os dados de download poderão ser divulgados como pesquisas e estatísticas, não sendo reveladas abertamente nenhuma informação pessoal, a menos que autorizada explicitamente.

Funcionários da UNO Soluções Integradas poderão eventualmente entrar em contato via e-mail ou telefone para fazer pesquisas ou apresentar produtos e serviços.

Ao solicitar um teste gratuito do software RD Station, o usuário recebe um termo de adesão que especifica as informações extras que serão solicitadas para a utilização do trial, bem como sua política de privacidade e o sigilo com que serão tratadas essas informações.

Suas informações pessoais serão compartilhadas com nossos parceiros apenas quando a parceria estiver explícita na página onde consta o formulário para o recebimento de conteúdo educativo.

Sobre o acesso às suas informações pessoais

Poderão ver suas informações pessoais apenas funcionários da UNO Soluções Integradas. Eventualmente, caso a inserção de suas informações se dê em ações criadas em parcerias, os parceiros explicitamente identificados também terão acesso à informação. Nenhuma informação pessoal poderá ser divulgada publicamente.

A UNO Soluções Integradas também se compromete a não vender, alugar ou repassar suas informações para terceiros. A única exceção está em casos em que essas informações forem exigidas judicialmente.

Além disso, embora trabalhemos com boas práticas de proteção e segurança, nenhum serviço web possui 100% de garantia contra invasões e não podemos nos responsabilizar caso isso ocorra.

Sobre o compartilhamento de conteúdo nas redes sociais

Ao clicar nos botões de compartilhamento de conteúdo nas mídias sociais disponíveis em nossas páginas, o usuário estará publicando o conteúdo por meio de seu perfil na rede selecionada. A UNO Soluções Integradas não têm acesso ao login e senha dos usuários nessas redes, nem publicará conteúdo em nome do usuário sem que ele realize esta ação.

O mesmo princípio vale para a obtenção de materiais educativos por meio da opção “Pagamento Social”.

Sobre o cancelamento da assinatura e alteração/exclusão de informações pessoais

Você pode optar por não receber mais qualquer tipo de e-mail da UNO Soluções Integradas.

Em todos os e-mails que enviamos há sempre um link para cancelar a assinatura disponível nas últimas linhas. Ao clicar nesse link você será automaticamente descadastrado da lista.

É importante mencionar que ao preencher qualquer formulário novamente ficará caracterizada a reinserção do seu e-mail à lista. Portanto, a requisição de cancelamento deve ser feita novamente caso seja de seu interesse.

Para alterar suas informações pessoais ou mesmo excluí-las do nosso banco de dados, basta enviar um e-mail para contato@unosolucoes.com.br.

Mudanças na Política de Privacidade

Essa Política de Privacidade pode passar por atualizações. Desta forma, recomendamos visitar periodicamente esta página para que você tenha conhecimento sobre as modificações.

Antes de usar informações para outros fins que não os definidos nesta Política de Privacidade, solicitaremos sua autorização.

Contato com a UNO Soluções Integradas para esclarecimento de dúvidas

Qualquer dúvida em relação à nossa política de privacidade pode ser esclarecida entrando em contato conosco.

Envie um e-mail para contato@unosolucoes.com.br.