Enviando...
26 de Janeiro de 2016
Como fazer um Controle de Estoque Online
Estoque

No último feriado fui em uma pequena loja de material de construção do bairro para comprar um determinado produto para a manutenção da minha casa. É desses materiais que ficam na frente da loja, mas que fica armazenado no estoque.

Fiz o pedido com o vendedor, que teve que me cadastrar e gerar o pedido. Depois de pago fomos descobrir que  o produto já havia sido vendido, ou seja, não existia no estoque a pronta entrega. Fiquei muito bravo como consumidor, mas fico imaginando o empresário do outro lado, que acabou perdendo a minha compra e mais um cliente.

Olha como a credibilidade da loja ficou abalada, simplesmente por que não houve um Controle de Estoque Online para uma boa gestão, que evita atrasos, proporciona segurança e garantia para sua loja física ou virtual. Sim, virtual, pois a coisa fica ainda mais feia para empresas que vendem nos dois ambientes.

A ideia de ter um Controle de Estoque Online irá minimizar os atrasos e perda da confiabilidade pelo cliente, pois dá a possibilidade do cliente ter um feedback de como anda a entrega do seu produto. Falamos sobre isso também no post 10 Dicas para Gestão de Estoque, que vale sua posterior leitura.

Ter em real time o status do seu estoque exige que você abandone as planilhas de Excel! Contudo, um software ERP para fazer um Controle de Estoque Online não faz milagre, será preciso também a empresa fazer uma "lição de casa":

  • Conhecer todas as informações possíveis da sua empresa. Como ela funciona?
  • Ter noções do público-alvo e perfil de compra
  • Tipos de produtos comercializados e saída
  • Estimativa do orçamento, custo das mercadorias e prazos de entrega dos fornecedores
  • Volume ocupado e capacidade de armazenamento
  • Desenvolva fornecedores (parceiros).

A ideia é que se você tenha um modelo tradicional de estoque, como o caso da loja que eu fui, você tenha a possibilidade de não ter um estoque excedente, que pode causar perdas consideráveis para os lojistas. O indicado para loja virtual é que automatize o processo de venda integrando com a plataforma de e-commerce o ERP.

O sistema de gestão irá lhe ajudar a chegar nessas informações, que irão influenciar a forma e o método que será feito o Controle de Estoque Online. A missão do Controle de Estoque Online para empresas que vendem em marketplaces é igual, contudo, aqui a integração do ERP pode ser direto com o marketplace.

Mas como chegar nesse Controle de Estoque Online? Listo 10 ações que vão ajudá-lo:

  1. Cadastre TODOS os produtos disponíveis no estoque. Saiba mais no post Qual é a importância do Cadastro de Fornecedores?
  2. Registre TODAS as movimentações de entrada e saída de mercadorias no estoque. Veja como fazer no post Movimentação de Estoque dá fluidez. Também dá para automatizar esse processo com importação de XML no sistema, falamos no outro post Elimine erros com Importação XML.
  3. Ter pedido de venda para todas as vendas realizadas on-line ou na própria loja. Os pedidos devem apontar quais foram os produtos vendidos, suas quantidades e valores. Entenda porque esse ponto é primordial no post Pedidos de Vendas: fundamental nos processos.
  4. A equipe de compras ser notificada quando o estoque atingir o mínimo necessário em estoque.
  5. É possível que seus fornecedores recebam automaticamente um e-mail com solicitação de cotação. Basta apenas o comprador escolher qual é o melhor. Isso chama eProcurement.
  6. Considere datas específicas para o seu negócio, pois nelas as vendas podem aumentar. Exemplo: Natal, Dia das Mães, Dia dos pais, Dia das Crianças, Páscoa, etc.
  7. Tenha relatórios de frequência de reposição das mercadorias.
  8. Equipe de vendas atualizada sobre o status do estoque e entregas. 
  9. mobilidade para equipe de vendas e estoque com um controle por número de lote/série dos produtos. Falamos sobre isso também no post Rastreabilidade com Mobilidade.
  10. Se tiver mais de um armazém unifique os estoques para não perder o controle fiscal e evitar multas.

 

Saiba mais sobre o assunto no post Controle de Estoque faz empresa crescer.


Você pode se interessar por:

Sistema Controle de Estoque

Política de Privacidade

Nós, da UNO Soluções Integradas, estamos comprometidos em resguardar sua privacidade. O intuito deste documento é esclarecer quais informações são coletadas dos usuários do nosso site www.unoerp.com.br – e respectivos serviços – e de que forma esses dados são manipulados e utilizados.

Alertamos que se você não concorda com o conteúdo desta política, não é recomendável baixar nossos materiais nem utilizar quaisquer de nossos serviços.

Sobre a coleta de dados

Em nosso site, as informações são coletadas das seguintes formas:

Informações fornecidas por você – Coletamos informações de identificação pessoal – como: nome, telefone, e-mail, empresa em que trabalha e cargo – via preenchimento dos formulários para download de nossos conteúdos gratuitos. Eventualmente, a solicitação algumas informações podem ser feitas por meio de contato direto da UNO Soluções Integradas com os usuários via e-mail ou telefone.

Informações de navegação no site – Quando você visita nosso site, é inserido um ‘cookie’ no seu navegador por meio do software Google Analytics, para identificar quantas vezes você retorna ao nosso endereço. São coletadas, anonimamente, informações, como endereço IP, localização geográfica, fonte de referência, tipo de navegador, duração da visita e páginas visitadas.

Histórico de contato – Aqui na UNO Soluções Integradas armazenamos informações a respeito de todos os contatos já realizados com nossos usuários, como conteúdos baixados a partir de nossas páginas e interações via e-mail.

Sobre o uso de suas Informações Pessoais

O presente termo permite que a UNO Soluções Integradas use suas informações pessoais para diferentes finalidades.

O e-mail é utilizado para a operação de envio do material ou informação por você requisitada no preenchimento do formulário. Também pode ser usado para envio de Newsletters, sempre relacionadas ao tema Marketing Digital.

Por fim, o e-mail será utilizado ainda para comunicar o lançamento de novos materiais gratuitos ou de novos produtos da UNO Soluções Integradas e parceiros. No entanto, o usuário pode cancelar a assinatura a qualquer momento.

Os dados de download poderão ser divulgados como pesquisas e estatísticas, não sendo reveladas abertamente nenhuma informação pessoal, a menos que autorizada explicitamente.

Funcionários da UNO Soluções Integradas poderão eventualmente entrar em contato via e-mail ou telefone para fazer pesquisas ou apresentar produtos e serviços.

Ao solicitar um teste gratuito do software RD Station, o usuário recebe um termo de adesão que especifica as informações extras que serão solicitadas para a utilização do trial, bem como sua política de privacidade e o sigilo com que serão tratadas essas informações.

Suas informações pessoais serão compartilhadas com nossos parceiros apenas quando a parceria estiver explícita na página onde consta o formulário para o recebimento de conteúdo educativo.

Sobre o acesso às suas informações pessoais

Poderão ver suas informações pessoais apenas funcionários da UNO Soluções Integradas. Eventualmente, caso a inserção de suas informações se dê em ações criadas em parcerias, os parceiros explicitamente identificados também terão acesso à informação. Nenhuma informação pessoal poderá ser divulgada publicamente.

A UNO Soluções Integradas também se compromete a não vender, alugar ou repassar suas informações para terceiros. A única exceção está em casos em que essas informações forem exigidas judicialmente.

Além disso, embora trabalhemos com boas práticas de proteção e segurança, nenhum serviço web possui 100% de garantia contra invasões e não podemos nos responsabilizar caso isso ocorra.

Sobre o compartilhamento de conteúdo nas redes sociais

Ao clicar nos botões de compartilhamento de conteúdo nas mídias sociais disponíveis em nossas páginas, o usuário estará publicando o conteúdo por meio de seu perfil na rede selecionada. A UNO Soluções Integradas não têm acesso ao login e senha dos usuários nessas redes, nem publicará conteúdo em nome do usuário sem que ele realize esta ação.

O mesmo princípio vale para a obtenção de materiais educativos por meio da opção “Pagamento Social”.

Sobre o cancelamento da assinatura e alteração/exclusão de informações pessoais

Você pode optar por não receber mais qualquer tipo de e-mail da UNO Soluções Integradas.

Em todos os e-mails que enviamos há sempre um link para cancelar a assinatura disponível nas últimas linhas. Ao clicar nesse link você será automaticamente descadastrado da lista.

É importante mencionar que ao preencher qualquer formulário novamente ficará caracterizada a reinserção do seu e-mail à lista. Portanto, a requisição de cancelamento deve ser feita novamente caso seja de seu interesse.

Para alterar suas informações pessoais ou mesmo excluí-las do nosso banco de dados, basta enviar um e-mail para contato@unosolucoes.com.br.

Mudanças na Política de Privacidade

Essa Política de Privacidade pode passar por atualizações. Desta forma, recomendamos visitar periodicamente esta página para que você tenha conhecimento sobre as modificações.

Antes de usar informações para outros fins que não os definidos nesta Política de Privacidade, solicitaremos sua autorização.

Contato com a UNO Soluções Integradas para esclarecimento de dúvidas

Qualquer dúvida em relação à nossa política de privacidade pode ser esclarecida entrando em contato conosco.

Envie um e-mail para contato@unosolucoes.com.br.