Enviando...
25 de Abril de 2017
Como encontrar desperdícios na sua empresa?
Financeiro

Uma das técnicas mais eficientes que a UNO Souções Integradas utiliza para identificar desperdícios é fazer perguntas chaves sobre diversos temas dentro da gestão empresarial.

As perguntas são em formato de um check list e é uma ótima ferramenta para obter mais informações de possíveis desperdícios: as pessoas envolvidas no negócio não se importam em responder perguntas rápidas e passar mais alguns dados em forma de pergunta e resposta para um consultor especializado. Desta forma, a resistência dos envolvidos, os medos e a falta de tempo não serão um problema.

Hoje, a UNO conta com vários consultores e materiais educativos disponíveis para download sobre o tema para ajudar as empresas na identificação de desperdícios. Diariamente recebemos diversos clientes, que nos procuram para entender melhor onde podem automatizar processos, melhorar as vendas e principalmente, eliminar desperdícios.

Mas se para a UNO essa já é uma atividade corriqueira, para empresas que estão iniciando as buscas por desperdícios pode ser difícil saber como começar e fazer um diagnóstico dos problemas que gerem resultados, visto que normalmente elas não contam com uma empresa de consultoria e tecnologia, e isso acaba frustrando ou até impedindo que a estratégia de ‘caça desperdícios’ seja colocada em prática e prospere.

Por isso, o ideal é começar respondendo algumas perguntas básicas e iniciar um processo sistemático, que siga etapas pré-determinadas, tomando medidas para minimizar os desperdícios.

Assim, com o aprendizado das perguntas e respostas obtidas pela equipe de consultores da UNO, foi criado um passo a passo explicando como fazer um diagnóstico dos desperdícios para que sua empresa também possa identificar os gargalos na operação e no tipo de estratégia para tomada de decisões mais economicas para o caixa de sua empresa.

 

Para começar, é preciso que analise as respostas. Mas como analisar?

O segredo – se é que podemos chamar assim – é fazer uma espécie de brainstorming com sua equipe interna para levantar algumas sugestões. Você pode também ver juntamente com sua equipe externa” (seu gerente do banco, contabilidade e outros fornecedores) o que eles sugerem baseado nas respostas obtidas e buscar uma ação em conjunto, visando seguir as melhores práticas do seu tipo de mercado e utilizando algumas referências.

Outra forma de analisar as respostas e buscar desperdícios é pensar nos principais problemas do seu negócio, analisar o  que mais traz retorno, promover ações com bonificação para as pessoas que encontrarem desperdícios e implantarem ações de melhoria. Todas essas são formas válidas de analisar e responder com ações os desperdícios encontrados.

Depois disso, você provavelmente levantou diversas ideias para minimizar os desperdícios. Mas para conseguir dar continuidade, selecione e foque naquelas que fazem mais sentido para sua empresa e para seus clientes.

 

O que perguntar ?

Agora que você já aprendeu a analisar as respostas para fazer um diagnóstico, está na hora de fazer o diagnóstico. Aqui, vale a pena perguntar pelo menos essas 5 perguntas por grupo:

PROCESSOS

  1. Como incentiva a redução de custos?

  2. Já houve alguma iniciativa de 5S / Kaizen / Kanban? Deu certo? O que? E o que deu errado?

  3. A empresa possui algum Sistema Integrado de Gestão atualmente?

  4. O sistema foi implantado em sua totalidade?

  5. Existem campanhas de endomarketing para combate aos desperdícios?

INFRASTRUTURA

  1. Os cartuchos das impressoras são coloridos? Precisa ?

  2. Quanto gasta por mês com equipe, material de limpeza, copa e escritório?

  3. Quanto gasta por mês com conta de telefone, celular, internet?

  4. Existe algum dispositivo nas torneiras e lâmpadas para controle de água e luz?

  5. Quanto gasta com Manutenção Hardware, ERP, desenvolvimento de software, Hardware, hospedagem e infraestrutura tecnológica ?

FINANCEIRO

  1. Como sua empresa faz a conciliação bancária?

  2. Como a sua empresa faz a conciliação de cartão de crédito?

  3. Nos últimos doze meses, qual é a média mensal de receita, despesas, lucro obtido, lucro previsto e necessário ?

  4. Quanto gasta com taxas bancárias, juros, boletos e seguros ?

  5. Como é feito o R.E – Demonstração de Resultados do Exercício?

VENDAS

  1. A equipe técnica e comercial somente visita um cliente quando há business?

  2. Quanto em descontos sua equipe de vendas deixa de vender?

  3. Existe alguma assinatura eletrônica para controle de descontos?

  4. Como é calculado o valor final do seu produto/serviço?

  5. Quanto sua empresa gasta com comissões? Está de acordo com o mercado?

COMPRAS E ESTOQUE

  1. Como são feitas as compras de materiais? Há algum planejamento de compras?

  2. Possui contrato com os Correios?

  3. Existe algum controle de código de barras para os produtos?

  4. Quanto tempo a mercadoria fica em estoque?

  5. Quantas vezes o seu produto é movimentado?

RECURSOS HUMANOS

  1. Sua empresa possui previdência privada para os colaboradores?

  2. Sua empresa dá férias coletivas?

  3. nforme quantas horas por mês sua equipe é produtiva e improdutiva.

  4. omo controla os apontamentos de despesas dos colaboradores (reembolsos) e quanto gasta por mês?

  5. xistem atividades humanas que podem ser automatizadas? Exemplo: importação de XML de entrada.

É muito provável que você não tenha a resposta para todas estas perguntas. Por isso, novamente, é interessante que você converse com outras áreas da sua empresa e com seus clientes e potenciais clientes para descobrir essas informações.

Além disso, busque também outras fontes de informação (concorrentes, pesquisas de mercado etc.) e já vá reunindo os dados que você usará como fonte de pesquisa.

 

Baixe 5 templates de diagnósticos em Excel com essas e outras perguntas separados por:

Os materiais tem o ojetivo de identificar se sua empresa precisa de ajuda com consultoria ou com algum software de gestão (ERP).

 

Conclusão

Fazer um diagnóstico  de fato não é tão simples. Mas se bem planejado e utilizado, sem dúvida alguma vale o investimento. Por isso, siga essas perguntas e diagnósticos indicados para ajudar, e busque a inclusão de mais perguntas alinhadas ao processo de sua empresa para gerar cada vez mais a redução de custos e desperdícios.

Também é indicado o Excel com o  Diagnóstico de Ameaças da PME - Proteja sua Empresa! para descobrir se sua empresa está preparada para enfrentar essa crise economica no Brasil.

Contudo, nem sempre você e sua equipe vão conseguir localizar os desperdícios, pois estão tão envolvidos com a operação que não visualizam o mais simples dos problemas. Muitas vezes não conseguem repsonder o formlário do diagnóstico dos desperdícios, pois não possuem a informação e é ai que entram as empresa de consultoria e TI para ajudar com a automatização dos processos e centralização de dados.

E sua empresa, como busca os desperdícios? Você concorda ou discorda com as perguntas? Conte para nós!


Você pode se interessar por:

Sistema de Gestao Empresarial

Política de Privacidade

Nós, da UNO Soluções Integradas, estamos comprometidos em resguardar sua privacidade. O intuito deste documento é esclarecer quais informações são coletadas dos usuários do nosso site www.unoerp.com.br – e respectivos serviços – e de que forma esses dados são manipulados e utilizados.

Alertamos que se você não concorda com o conteúdo desta política, não é recomendável baixar nossos materiais nem utilizar quaisquer de nossos serviços.

Sobre a coleta de dados

Em nosso site, as informações são coletadas das seguintes formas:

Informações fornecidas por você – Coletamos informações de identificação pessoal – como: nome, telefone, e-mail, empresa em que trabalha e cargo – via preenchimento dos formulários para download de nossos conteúdos gratuitos. Eventualmente, a solicitação algumas informações podem ser feitas por meio de contato direto da UNO Soluções Integradas com os usuários via e-mail ou telefone.

Informações de navegação no site – Quando você visita nosso site, é inserido um ‘cookie’ no seu navegador por meio do software Google Analytics, para identificar quantas vezes você retorna ao nosso endereço. São coletadas, anonimamente, informações, como endereço IP, localização geográfica, fonte de referência, tipo de navegador, duração da visita e páginas visitadas.

Histórico de contato – Aqui na UNO Soluções Integradas armazenamos informações a respeito de todos os contatos já realizados com nossos usuários, como conteúdos baixados a partir de nossas páginas e interações via e-mail.

Sobre o uso de suas Informações Pessoais

O presente termo permite que a UNO Soluções Integradas use suas informações pessoais para diferentes finalidades.

O e-mail é utilizado para a operação de envio do material ou informação por você requisitada no preenchimento do formulário. Também pode ser usado para envio de Newsletters, sempre relacionadas ao tema Marketing Digital.

Por fim, o e-mail será utilizado ainda para comunicar o lançamento de novos materiais gratuitos ou de novos produtos da UNO Soluções Integradas e parceiros. No entanto, o usuário pode cancelar a assinatura a qualquer momento.

Os dados de download poderão ser divulgados como pesquisas e estatísticas, não sendo reveladas abertamente nenhuma informação pessoal, a menos que autorizada explicitamente.

Funcionários da UNO Soluções Integradas poderão eventualmente entrar em contato via e-mail ou telefone para fazer pesquisas ou apresentar produtos e serviços.

Ao solicitar um teste gratuito do software RD Station, o usuário recebe um termo de adesão que especifica as informações extras que serão solicitadas para a utilização do trial, bem como sua política de privacidade e o sigilo com que serão tratadas essas informações.

Suas informações pessoais serão compartilhadas com nossos parceiros apenas quando a parceria estiver explícita na página onde consta o formulário para o recebimento de conteúdo educativo.

Sobre o acesso às suas informações pessoais

Poderão ver suas informações pessoais apenas funcionários da UNO Soluções Integradas. Eventualmente, caso a inserção de suas informações se dê em ações criadas em parcerias, os parceiros explicitamente identificados também terão acesso à informação. Nenhuma informação pessoal poderá ser divulgada publicamente.

A UNO Soluções Integradas também se compromete a não vender, alugar ou repassar suas informações para terceiros. A única exceção está em casos em que essas informações forem exigidas judicialmente.

Além disso, embora trabalhemos com boas práticas de proteção e segurança, nenhum serviço web possui 100% de garantia contra invasões e não podemos nos responsabilizar caso isso ocorra.

Sobre o compartilhamento de conteúdo nas redes sociais

Ao clicar nos botões de compartilhamento de conteúdo nas mídias sociais disponíveis em nossas páginas, o usuário estará publicando o conteúdo por meio de seu perfil na rede selecionada. A UNO Soluções Integradas não têm acesso ao login e senha dos usuários nessas redes, nem publicará conteúdo em nome do usuário sem que ele realize esta ação.

O mesmo princípio vale para a obtenção de materiais educativos por meio da opção “Pagamento Social”.

Sobre o cancelamento da assinatura e alteração/exclusão de informações pessoais

Você pode optar por não receber mais qualquer tipo de e-mail da UNO Soluções Integradas.

Em todos os e-mails que enviamos há sempre um link para cancelar a assinatura disponível nas últimas linhas. Ao clicar nesse link você será automaticamente descadastrado da lista.

É importante mencionar que ao preencher qualquer formulário novamente ficará caracterizada a reinserção do seu e-mail à lista. Portanto, a requisição de cancelamento deve ser feita novamente caso seja de seu interesse.

Para alterar suas informações pessoais ou mesmo excluí-las do nosso banco de dados, basta enviar um e-mail para contato@unosolucoes.com.br.

Mudanças na Política de Privacidade

Essa Política de Privacidade pode passar por atualizações. Desta forma, recomendamos visitar periodicamente esta página para que você tenha conhecimento sobre as modificações.

Antes de usar informações para outros fins que não os definidos nesta Política de Privacidade, solicitaremos sua autorização.

Contato com a UNO Soluções Integradas para esclarecimento de dúvidas

Qualquer dúvida em relação à nossa política de privacidade pode ser esclarecida entrando em contato conosco.

Envie um e-mail para contato@unosolucoes.com.br.