Enviando...
28 de Março de 2017
6 formas de ajudar sua equipe de vendas a vender mais
CRM & Vendas

As empresas precisam aumentar sua rentabilidade com suas atuais ou até menores despesas operacionais, e como ainda não existe fórmula mágica, é preciso reajustar valores ou vender mais.

A solução pode estar dentro da atual estrutura de vendas! Basta rever alguns passos da prospecção e gestão atual da sua área comercial. Pensando nisso, separamos 3 fontes populares de prospecção e damos 3 dicas matadoras sobre gestão de vendas!

Fontes de Prospecção

1. CRM

O objetivo aqui não é explicar o que é CRM. Você pode saber um pouco mais neste post do Blog da UNO Soluções.

A ideia é lhe mostrar como esta ferramenta pode ajuda-lo a vender mais, começando com o histórico dos clientes. Quantas vezes um vendedor não se esqueceu de ligar para um cliente, por que não tinha um lembrete e acabou perdendo a venda para um concorrente?

O CRM irá lembra-lo na data e horário da tarefa, além de mostrar todas as atividades do dia para que o vendedor possa se organizar e aproveitar melhor o tempo disponível para prospecções e vendas.

Com uma solução CRM é possível que o vendedor distribua melhor o seu tempo para clientes de diversos perfis (ABC), dedicando mais tempo a vendas mais rentáveis ou às que exijam menos esforços.

São várias as possibilidades do CRM para ajudar o time de vendas nas prospecções. Para saber um pouco mais sobre como vender mais com CRM, aconselho assistir a uma breve palestra que foi gravada sobre o tema e está disponibilizada gratuitamente pela internet. O palestrante é Drausio Araujo, diretor comercial da UNO Soluções Integradas e usuário da ferramenta CRM. Passa assistir, clique aqui.

2. E-mail marketing

Explore e-mails marketing e SMS para divulgar sua empresa, produtos e promoções. Se não sabe fazer, contrate uma empresa, mas se quiser você mesmo pode fazer os disparos utilizando ferramentas de disparo em lote.

Essas ferramentas hoje são muito baratas, fazem uma tratativa nos dados, evitam que sua empresa caia em blacklists, fazem a gestão dos opt-in e out, e geram relatórios de aberturas. Contudo, faça com atenção aos clientes que aceitam e não aceitam receber seus e-mails. Respeite a privacidade do cliente.

São vários os benefícios do e-mail marketing, a Letícia Mottola do Administradores mostrou 5 deles aqui. Confira!

Uma dica extra é utilizar as listas de transmissões do Whatsapp. Não tem custo e podem ser um ótimo meio de comunicação para prospecção.

3. Hang Outs

Gratuitamente você pode realizar eventos através da solução do Google de transmissões ao vivo. Organize um evento pela internet para atrair novos clientes ou fidelizar os atuais.

Utilize os e-mails marketings para divulgar e disponibilize o link de acesso ao seu hang out para leads que se inscreverem.

Os hang Outs também podem ser uma ótima ferramenta de treinamento das equipes comerciais que ficam na rua ou e outras regiões. Outras funções são: realizar reuniões, fazer apresentações, criar um canal de dúvidas, etc.

Gestão de Vendas

1. CRM (de novo)

Utilizar o CRM também é benéfico para os gestores da área comercial. Na verdade, o gestor é a peça fundamental para uma boa utilização de um CRM, pois é ele quem irá ditar os objetivos do negócio e acompanhar se o time de vendas está no caminho certo para atingir as metas estabelecidas.

Com o CRM o gestor poderá analisar como é feito o atendimento ao cliente, tempo de respostas, mix de produtos em alta ou em baixa, entre outros acompanhamentos necessários.

Lembrando, que é preciso criatividade! Ter um banco de dados e um CRM não significa que o gestor não seja responsável pelo relacionamento com novos e atuais clientes. Busque formas de  sua equipe se relacionar com o mercado, utilizando a ferramenta CRM fica mais fácil, mas ainda é necessário visão de negócio.

Outro material interessante para leitura sobre o tem a é o post A importância do CRM BI para Data Base Marketing (DBM).

2. Pipeline (Funil de Vendas)

Desenhe o funil de vendas do seu negócio para saber qual é o ciclo da venda e dimensionar a velocidade dos fechamentos e checar o desempenho do time de vendas.

Um bom funil de vendas irá considerar o status do cliente (lead, lead qualificado ou cliente) e as fases da venda (prospecção, orçamento, negociação, fechamento, faturamento, entrega).

Falamos de gestão do Funil de Vendas, mas você sabe o que significa? Saiba mais no Blog do UNO ERP: http://www.unoerp.com.br/post/o-que-e-funil-de-vendas

3. Relatórios

Ser um líder de vendas é preciso habilidades e capacidade para ser um coaching da equipe. Ajudar os vendedores e mapear os processos de vendas da sua empresa somente é possível com relatórios e KPI, que lhe mostrem o andamento dos negócios no mercado.

O velho dito "contra fatos não há argumentos" é fundamental para quem busca vender mais e ajudar a equipe de vendas. Os relatórios medirão o desempenho do time.

Concluindo

A razão por trás do sucesso dessas dicas é a versatilidade incomparável do CRM, que permite que ser utilizado tanto em pequenos negócios como em grandes players.

Além disso, mostramos 6 formas de ajudar sua equipe de vendas, mas sem ação não adianta. Dentre elas apresentamos ferramentas de trabalho que vão ajudar e que podem até mesmo não ter custo, basta ter internet. Então, mão na massa!

E você? Tem dicas para prospecção e para ajudar as equipes de vendas a vender mais? Deixe nos comentários, vamos adorar ler.


Você pode se interessar por:

CRM para Pequenas Empresas_1

Política de Privacidade

Nós, da UNO Soluções Integradas, estamos comprometidos em resguardar sua privacidade. O intuito deste documento é esclarecer quais informações são coletadas dos usuários do nosso site www.unoerp.com.br – e respectivos serviços – e de que forma esses dados são manipulados e utilizados.

Alertamos que se você não concorda com o conteúdo desta política, não é recomendável baixar nossos materiais nem utilizar quaisquer de nossos serviços.

Sobre a coleta de dados

Em nosso site, as informações são coletadas das seguintes formas:

Informações fornecidas por você – Coletamos informações de identificação pessoal – como: nome, telefone, e-mail, empresa em que trabalha e cargo – via preenchimento dos formulários para download de nossos conteúdos gratuitos. Eventualmente, a solicitação algumas informações podem ser feitas por meio de contato direto da UNO Soluções Integradas com os usuários via e-mail ou telefone.

Informações de navegação no site – Quando você visita nosso site, é inserido um ‘cookie’ no seu navegador por meio do software Google Analytics, para identificar quantas vezes você retorna ao nosso endereço. São coletadas, anonimamente, informações, como endereço IP, localização geográfica, fonte de referência, tipo de navegador, duração da visita e páginas visitadas.

Histórico de contato – Aqui na UNO Soluções Integradas armazenamos informações a respeito de todos os contatos já realizados com nossos usuários, como conteúdos baixados a partir de nossas páginas e interações via e-mail.

Sobre o uso de suas Informações Pessoais

O presente termo permite que a UNO Soluções Integradas use suas informações pessoais para diferentes finalidades.

O e-mail é utilizado para a operação de envio do material ou informação por você requisitada no preenchimento do formulário. Também pode ser usado para envio de Newsletters, sempre relacionadas ao tema Marketing Digital.

Por fim, o e-mail será utilizado ainda para comunicar o lançamento de novos materiais gratuitos ou de novos produtos da UNO Soluções Integradas e parceiros. No entanto, o usuário pode cancelar a assinatura a qualquer momento.

Os dados de download poderão ser divulgados como pesquisas e estatísticas, não sendo reveladas abertamente nenhuma informação pessoal, a menos que autorizada explicitamente.

Funcionários da UNO Soluções Integradas poderão eventualmente entrar em contato via e-mail ou telefone para fazer pesquisas ou apresentar produtos e serviços.

Ao solicitar um teste gratuito do software RD Station, o usuário recebe um termo de adesão que especifica as informações extras que serão solicitadas para a utilização do trial, bem como sua política de privacidade e o sigilo com que serão tratadas essas informações.

Suas informações pessoais serão compartilhadas com nossos parceiros apenas quando a parceria estiver explícita na página onde consta o formulário para o recebimento de conteúdo educativo.

Sobre o acesso às suas informações pessoais

Poderão ver suas informações pessoais apenas funcionários da UNO Soluções Integradas. Eventualmente, caso a inserção de suas informações se dê em ações criadas em parcerias, os parceiros explicitamente identificados também terão acesso à informação. Nenhuma informação pessoal poderá ser divulgada publicamente.

A UNO Soluções Integradas também se compromete a não vender, alugar ou repassar suas informações para terceiros. A única exceção está em casos em que essas informações forem exigidas judicialmente.

Além disso, embora trabalhemos com boas práticas de proteção e segurança, nenhum serviço web possui 100% de garantia contra invasões e não podemos nos responsabilizar caso isso ocorra.

Sobre o compartilhamento de conteúdo nas redes sociais

Ao clicar nos botões de compartilhamento de conteúdo nas mídias sociais disponíveis em nossas páginas, o usuário estará publicando o conteúdo por meio de seu perfil na rede selecionada. A UNO Soluções Integradas não têm acesso ao login e senha dos usuários nessas redes, nem publicará conteúdo em nome do usuário sem que ele realize esta ação.

O mesmo princípio vale para a obtenção de materiais educativos por meio da opção “Pagamento Social”.

Sobre o cancelamento da assinatura e alteração/exclusão de informações pessoais

Você pode optar por não receber mais qualquer tipo de e-mail da UNO Soluções Integradas.

Em todos os e-mails que enviamos há sempre um link para cancelar a assinatura disponível nas últimas linhas. Ao clicar nesse link você será automaticamente descadastrado da lista.

É importante mencionar que ao preencher qualquer formulário novamente ficará caracterizada a reinserção do seu e-mail à lista. Portanto, a requisição de cancelamento deve ser feita novamente caso seja de seu interesse.

Para alterar suas informações pessoais ou mesmo excluí-las do nosso banco de dados, basta enviar um e-mail para contato@unosolucoes.com.br.

Mudanças na Política de Privacidade

Essa Política de Privacidade pode passar por atualizações. Desta forma, recomendamos visitar periodicamente esta página para que você tenha conhecimento sobre as modificações.

Antes de usar informações para outros fins que não os definidos nesta Política de Privacidade, solicitaremos sua autorização.

Contato com a UNO Soluções Integradas para esclarecimento de dúvidas

Qualquer dúvida em relação à nossa política de privacidade pode ser esclarecida entrando em contato conosco.

Envie um e-mail para contato@unosolucoes.com.br.