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18 de Outubro de 2016
4 passos para utilizar o Sistema CRM UNO
CRM & Vendas

Encontrar os dados corretos dos clientes é uma das dificuldades mais comuns com que nos deparamos no processo de implantação do CRM.

Neste post, vamos explicar, de forma prática, como utilizar o Sistema CRM no UNO ERP, que é uma das ferramentas que nos ajuda muito a vender melhor e certamente ajudará você também.

O UNO ERP permite que você conheça seus clientes para que possa criar formas inteligentes de se relacionar com eles.

Com o recurso CRM on-line, é possível analisar:

  • Quantos clientes e oportunidades cada vendedor possui em carteira;
  • Estágio do Funil da Venda de cada oportunidade;
  • Informações da família comercial;
  • Data do próximo último contato;
  • Valores estimados da venda (Forecast)
  • Dados e Informações dos clientes.
  • Segmentação
  • Qualificação

As informações de compras do seu cliente, incluindo o comportamento de compras, em que família comercial ou grupo de produto está mais propenso a comprar, e as informações sobre localização podem ajudá-lo a identificar quais ações de marketing e vendas estão trazendo mais resultados ou focar em promoções para um determinado produto.

Agora, vamos usar o CRM para encontrar os suspects, prospects e clientes com as características desejadas para serem trabalhadas pelas equipes de marketing e vendas.

1. Qualificar os Cadastros de Clientes

Para iniciar seu Sistema CRM, é necessário cadastrar os potenciais clientes (leads/suspects), os que estão em prospecção (prospects) e os que já compraram ou ainda compram (clientes ativos/inativos/bloqueados). Ao cadastrar os clientes de sua empresa, você terá construído uma base de dados mais qualificada de acordo com seu negócio.

Exemplo:

O cliente perfeito é uma indústria com revendas com 20 colaboradores. Sei que o faturamento deles gira em torno de 500 mil a 2 milhões de reais. Essas informações foram sendo inseridas conforme o relacionamento foi desenrolando pela equipe de atendimento ao cliente, marketing, financeiro e vendas.

2. Segmente seu público

Vamos supor que sou uma empresa de brindes e estou querendo fazer uma venda para indústrias localizadas no mesmo Estado (UF) de minha empresa, pois sei que serão pedidos grandes e que terei facilidade de entrega.

Para que eu possa fazer uma campanha de marketing e vendas, preciso fazer um filtro destes clientes dentro de minha base. Para isso, será necessário gerar um relatório com aplicando os filtros. Um exemplo seguindo os passos:

  1. Acesse o UNO ERP;
  2. Módulo Atendimento, selecione Relatórios e acesse o FUP – Clientes;
  3. Coloque na data de cadastro inicial mais ou menos quando implantou o ERP e a data final um ano um pouco distante;
  4. Selecione a situação do cliente. Neste caso, queremos todos;
  5. Escolha qual o Estado e em Qualificação o campo indústria;
  6. Clique no Botão Buscar e veja a relação;
  7. É possível imprimir e fazer mala direta ou exportar a listagem para o Excel.

3. Entenda seu público

Dentro do seu segmento, é importante conhecer quais são as características específicas desse grupo. Algumas perguntas que podem ajudar a encontrar certas características:

  • Quais são os cargos que quero atingir?
  • Existe alguma restrição?
  • Qual a faixa de idade?
  • Qual sua formação acadêmica?
    … Tudo dependerá do que você vende e para quem vende, ok?!

Exemplo: Para gerarmos Leads de qualidade, sendo a UNO uma empresa B2B, queremos atingir pessoas com cargo de gestão, diretoria, ou seja, pessoas com poder de decisão.

Na prática: Utilizamos muito o campo cargo e com dados de contato do lead, data de aniversário, observações pessoais do contato e o destacamos com a cor azul. É possível colocar uma foto dele também...

Desta forma, quando seu vendedor for ligar para o cliente ele saberá com quem está falando. Dependendo do tipo de relacionamento já pode falar sobre futebol e família antes de entrar no business. Quebra aquela barreira inicial do contato e da ligação pura de venda.

4. Foque os esforços em resultados

Para focar os esforços da equipe de vendas em oportunidades com maior potencial de compras, siga estes passos:

  1. Acesse o UNO ERP;
  2. Módulo Atendimento, selecione CRM;
  3. Escolha o estágio do funil deseja analisar na tela exibida. Você poderá escolher entre todas as fases ou selecionar uma específica de fundo de funil ou pelo valor;
  4. Caso tenha várias oportunidades para a seleção, selecione a oportunidade que deseja usar na lista suspensa, na parte superior da página;
  5. Use os filtros no lado direito para visualizar o ranking dos clientes com os pedidos mais altos em valores  ;

Essas são 4 maneiras simples e rápidas de usar o Sistema CRM, que é uma ferramenta muito poderosa que nos ajuda a entender melhor nossa base, importando nossos dados e analisando.

Por isso, explore o CRM do UNO ERP, descubra os interesses e características mais relevantes dos seus clientes e crie públicos qualificados para suas campanhas de marketing e vendas.

Boas Vendas!


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