CCW0001 - Pedidos de Compra

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CCW0001 - Pedidos de Compra

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Módulo: COMPRAS

Módulo Compras: Pedidos de Compra CCW0001 - Pedidos de Compra

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Descrição

Tela para cadastro dos Pedidos de Compra, mantém dados dos itens e do fornecedor e se relaciona com a tela de Requisição de Compras e recebimento

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VÍDEO

ico_video Cadastra Pedido de Compra

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TELAS CUSTOMIZADAS

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BLOG: Como e porque usar Pedidos de Compra?

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Descrição da Tela, Implicações e Exemplos

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TOOLBAR - Barra de Ferramentas

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ccw0001_pedidos_compra_toolbar

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Botão Buscar: Abre a sub-tela CCQ0001 - Busca de Pedidos de Compra

 

Botão Importar: Abre a Tela CCD0014 – Importação de Pedido de Compra, onde é possível importar um arquivo xml com as informações do pedido de compra.

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Botão Histórico: Ao selecionar abre a tela CCD0001A - Histórico do Pedido de Compra

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Imprimir Pedido: Abre tela CCR0001 - Impressão Pedido de Compra

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E-Procurement: Envia e-mail para cotação com o fornecedor (consulte a tela CCW0101 - Cotação Fornecedor e CCW0100 - Login E-procurement). Toda vez que é gerada um pedido de compra, o sistema gera uma senha no banco de dados, no qual, quando enviado o email para o fornecedor, a senha será informada para acesso a tela E-Procurement.

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Financeiro: Abre tela CCD0001 - Dados Financeiros de Compras

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Antecipação: Gera títulos a pagar para antecipar os pagamento. Ao selecionar esta opção é aberta a opção de informar o valor a ser antecipado.

Obs: Para este processo é necessário que o fornecedor esteja vinculado a um cliente, este processo é feito no 3 passo da tela CDW0101 - Clientes

No recebimento é gerado apenas pagamentos dos valores restantes do pedido descontando a antecipação. Se for antecipado o total do pedido de compra o sistema não gera pagamentos para os recebimentos.

 

Negociação: Podemos incluir as informações referentes aquele fornecedor, durante a negociação, abre a tela CDD0089 - FUP Histórico de Negociação.

 

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Beneficiamento: abre tela CCD0002 - Beneficiamento

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ccw0001_pedidos_compra

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Cód. Pedido: Ao criar um novo pedido o sistema determina um código seqüencial para este

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Cód. Fornecedor: Código do fornecedor de determinado produto. Pode ser pesquisado através da "lupa". Ao informar o código do fornecedor, o sistema popula os dados cadastrais e financeiros referente a este.

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Recebimento por XML: Ao clicar nesta flag automaticamente o sistema obriga no recebimento (tela EQW0005 - Recebimentos) que o pedido tenha XML para poder dar entrada no sistema

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Faturado Cliente: Indica se a compra será faturada para um cliente específico, se está opção estiver selecionada o sistema desconsidera o pedido de compra no fluxo de caixa e não gera contas a pagar na confirmação do recebimento.

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C.Custo: O centro de custo pode ser informado manualmente no pedido de compra pelo colaborador, ao fazer este processo o sistema carrega automaticamente o centro de custo para o produto na aba itens do pedido de compra

O C. Custo do pedido, determina o C.Custo principal dos itens, não significa que é o único.

Ao fazer uma requisição de compra e informar o centro de custo o sistema utiliza o mesmo centro de custo para o mapa de cotação e os pedidos gerados por ele

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Contato: Pessoa do fornecedor que mantém o contato de venda

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Cód. Comprador: Código do comprador responsável pelo pedido de compra. O código pode ser pesquisado através da "lupa"

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Dt Pedido: Data em que o pedido é gerado

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Dt Prev Entrega: Data prevista da entrega do produto. Este será o campo utilizado para o cálculo da previsão de entrega na simulação do estoque

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Situação: Caixa de seleção das situações do pedido (Cotação, Pedido, Aguardando Aprovação, Aprovado, Enviado)

Obs.: opções podem ser definidas no momento da implantação do sistema

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Forma de Pagto: Forma de pagamento para o pedido, a mesma forma de pagamento utilizada no pedido de compra é detalhada no recebimento deste pedido, caso seja feito o recebimento de vários pedidos de compra, a forma de pagamento utilizada será do primeiro pedido de compra informado.

Observação: Campo para dados opcionais no pedido.

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Cód. Requisição: Informa se o pedido está relacionado a uma Requisição de Compra. Se não estiver, a descrição do Cód. Requisição não aparece na tela de pedido de compra. Se estiver relacionado, é listado o Cód. Requisição e o Titulo da Requisição.

Ao clicar no código ou título da requisição o colaborador é direcionado para a tela CCW0005 - Requisição.

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Observação:

Se Pedido de Compra vier de um Requisição de Compra não exibe o botão excluir na toolbar e não permite alterar o Cód. fornecedor

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Pedido Fornec: Código do pedido do fornecedor

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Frete: Informa o tipo de frete, se pago ou a pagar

 

ccw0001_frete

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Obs.: Para que no pedido de Compra seja considerado IPI + Frete, no recebimento tem um campo para indicar se o Frete vai na base do IPI ou não, tem que selecionar lá também.

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Aprovado em: Quando o pedido é aprovado o sistema grava a data da aprovação.
Na impressão do pedido (corpo0001) quando pedido aprovado mostra na impressão "Aprovado em" e quando pedido em cotação mostrará "Data de Cotação".

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ccw0001_aprovado

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Cód. Transp: Código da transportadora utilizada

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Moeda: Tipo de moeda usada para a compra, se R$, U$, etc.

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Desc. Envio: Sendo o modo de envio por e-mail, ao selecionar esta opção aparece na tela o botão Enviar. Quando enviado para o fornecedor, é gravado neste campo qual endereço de e-mail foi enviado (envia copia para o comprador).

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Modo de Envio: Permite escolher a forma como será enviado este pedido para o fornecedor. No caso de e-mail o sistema disponibiliza o botão enviar.

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Dt Envio: Mostra em que data o e-mail foi enviado para o fornecedor.

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Enviando e-mail do pedido: Selecionada a opção e-mail, é enviado um e-mail do pedido de compra para o contato do fornecedor com cópia para o colaborador (comprador).

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ccw0001_enviar_email

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Ícone: Anexo de Arquivo do Pedido
 
Anexa arquivos relacionados ao pedido através da tela CCD0010 - Anexar Arquivo ao Pedido. O anexo pode ser incluído nesta tela ou através da do Mapa de Cotações. Caso o pedido seja enviado por e-mail ao fornecedor (via e-mail ou e-procurement) o anexo é incluído.

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ITENS DO PEDIDO
 
Os itens podem ser incluídos através do código do produto ou através do código do pedido de venda com seus produtos relacionados.  

 

Pedido de Importação: Quando o pedido de compra for de importação (com nop que indique importação), é incluído campo Importação na inclusão dos produtos, para complemento de Alíquota.

 

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ccw0001_importacaoitem

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Ao informar um item inativo no Pedidos de Compras exibe alerta: "Produto está com situação Inativo, operação não permitida!"

ccw0001_msg_produto_inativo

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Eliminar Saldo: Utilizado para eliminar o saldo a receber, se algum produto estiver com situação de recebido parcial e houver desistência da quantidade restante para recebimento ao utilizar o botão botao_eliminarsaldo o sistema altera a situação do item para recebido total.

Obs: Está função não elimina do pedido de compra a quantidade que foi cadastrada, só altera a situação do item para recebido total. Se utilizado eliminar saldo e o pedido de compra não tiver nem um outro item para ser recebido, ao gravar o pedido de compra automaticamente a situação é alterada para recebido total.

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Pd Venda: Relaciona o pedido de compra a um pedido de venda específico.

Ao clicar na lupa, é acionada a tela VDQ0003 - Busca de item por Pedido.

Ao realizar a busca e selecionar o item por esta tela, o sistema marca o item como Pedido Especial (PE), pois o pedido de compra foi feito para cobrir o pedido de venda.

Quando um Pedido Especial é selecionado, o sistema não permite editar a quantidade do produto.

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ccw0001_pdcompra_obs_item

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Reserva: Reserva os produtos com os números de séries informados, para este pedido de compra.

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Pedido Especial: Mostra que este pedido é específico para um cliente

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Custo Internado: Custo do produto importado dentro do país.

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Cód. Produto: Campo para inclusão dos produtos. Quando pedido de compra é relacionado com pedido de venda, o sistema já traz os dados dos produtos.

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Dt Solicitada: Data em que foi solicitada a entrega do fornecedor.

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Dt Prev Entrega : Data de entrega comprometida do fornecedor.

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Situação: Informa a situação do item.

 

A situação dos itens é alterada automaticamente pelo sistema conforme alguns processos relacionado ao pedido de compra, como recebimento e requisição de compra.

As situações são: Aberto, Recebido Parcial, Recebido Total e Cancelado.

 

As situações são cadastradas pela tela CDW0023 – Situação de Itens de Compras.

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Quantidade: Quantidade comprada (default: lote econômico)

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Valor Cotado: Preço acordado com o fornecedor.

   Se o item for comprado, o valor default (padrão) é o custo total do produto.

   Se o item for importado, o valor default é o custo FOB total do produto.

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Atualiza Custo Padrão: Segundo o parâmetro do sistema, quando o custo é standart ou real, ao alterar o custo padrão no item do pedido o sistema pergunta se deseja alterar o custo padrão para o custo informado no cadastro do item. Se o usuário confirmar, o sistema altera o valor de custo do produto no cadastro do mesmo, caso contrário, o sistema altera apenas no pedido de compras. .

 

Perc ICMS ST: Percentual da substituição tributária considerada no item, pode ser informado no pedido de compra ou no cadastro de produto na tela CDW0201 - Produtos e Serviços. Quando for efetuado o recebimento do pedido de compra o sistema já calcula proporcional a quantidade dos itens recebidos.

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Vl. ICMS ST: Valor da substituição tributária considerada no item. Quando for efetuado o recebimento do pedido de compra o sistema já calcula proporcional a quantidade dos itens recebidos.

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IPI: Valor do IPI do produto.

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Conta : Conta contábil a ser vinculada no contas a pagar, sendo utilizado nos relatórios financeiros (FUP Contas a Pagar). O sistema utiliza a conta e subconta informada no cadastro do produto para preencher este campo automaticamente ou o colaborador pode definir a conta e sub conta a ser utilizada.

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Observação: Dados complementares sobre o produto. (Observação pode ser incluída na planilha de importação de pedidos pela tela CCD0014 - Importação de pedidos de compras)

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Situações do Item

Quando o item é recebido parcialmente o sistema marca com cor amarela
Quando o item é cancelado o sistema marca com cor cinza

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AÇÕES DO PEDIDO

Ao gravar o pedido, o sistema gera um código para o pedido de compra e mantém por padrão a situação como cotação.

 

Cancelamento do Pedido: Ao cadastrar e gravar um pedido, o sistema permite que seja feito o cancelamento do mesmo. Ao clicar em cancelar, o sistema altera a situação do pedido para cancelado.

 

Reabrir Pedido de Compra: É possível reabrir um pedido de compra cancelado, ao clicar em reabrir pedido, o sistema reabre o pedido cancelado.  

 

Excluir Pedido: O sistema permite excluir um pedido de compra  gravado. Ao clicar em excluir o sistema exclui todos os dados do pedido do banco de dados.

 

O sistema não permite excluir pedidos com situação igual a recebido parcial ou total.

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TOTALIZAÇÃO (rodapé)

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PERMISSÕES relacionadas:

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CDD0089 – FUP Histórico de Negociação

CCD0001A - Permite excluir anexos de pedido de compra aprovada

CCW0001A - Permite Aprovar Pedidos de Compra

CCW0001AT - Permite alterar Pedido com Antecipação

CCW0001B - Permite Alterar Custo Internado

CCW0001C - Permite Reabrir Ped Compra Cancelado.

CCW0001D - Permite alterar data de aprovação de compra

CCW0001E - Permite Excluir Pedido de Compra

CCW0001EL - Permite Eliminar Saldo
CCW0001F - Antecipação de Compras

CCW0001G - Permite Alterar o Código do Fornecedor

CCW0001H - Permite gravar item sem Conta/Subconta

CCW0001I – Permite visualizar títulos de Antecipação no Pedido de Compras

CCW0001J - Permite Alterar Data Previsão de Entrega

CCW0001K – Permite imprimir pedido status menor que aprovado?

CCW0001P - Permite alterar o pedido de Compra

CCW0001Q - Permite alterar produto com Requisição de Compra

CCW0001R - Permite alterar pedidos com Requisição de Compras

CCW0001S - Permite rateio pedido de Compra

CCW0001T – Permite gerar processos de importações via pedido de compra

CCW0001AA – Permite Alterar Pedido de Compra Aprovado

CCW0006D – Permite reabrir mapa de cotação

FNW0013B - Permite gravar pedido de compra e pagar acima do valor do orçamento

SGW0014W - Permite ver pedidos de outros comprador
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PARÂMETROS relacionados:

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Módulo Compras:

Enviar e-mail para Gerente do Financeiro e Responsável do CCusto caso o Usuário Logado esteja Realizando uma Compra em uma Conta sem Saldo ou que não Conste no Orçamento - SIM ou NÃO
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Envia e-mail de pedido de compra com anexos do fornecedor? - SIM ou NÃO

 

Copiar anexos do pedido de compra ao copiar o pedido de compra - SIM ou NÃO

 

Indica se atualiza o custo do produto ao aprovar pedido de compra - SIM ou NÃO

 

Indica se atualiza CIF e FOB via mapa de cotação - SIM ou NÃO

 

Indica conta usada na antecipação - 1=Fornecedor | 2=Primeiro item do Pedido de Compra